Acessibilidade da comunidade surda a informações on-line sobre doenças epidêmicas e prevalentes no Brasil para promoção de saúde

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p275-296

Mots-clés :

Acessibilidade, Surdez, Educação em saúde

Résumé

O acesso às informações em saúde por minorias linguísticas é essencial para prevenção de doenças. O objetivo desta pesquisa foi analisar os sites sobre doenças epidêmicas e de alta prevalência no Brasil quanto à acessibilidade visual e lingüística para os surdos e a eficiência de tradutores on-line gratuitos da Língua de Sinais Brasileira em viabilizar o acesso fidedigno. A busca por tradutores on-line gratuitos resultou em 6 tradutores que foram avaliados segundo o tipo de tradução, presença de sinais e fidedignidade. A descrição textual não foi fidedigna, devido à impossibilidade de adaptação de termos que não possuem sinais na LSB. A importância deste estudo está em alertar para o fato de que a prevenção de doenças e proteção a saúde dos surdos podem ficar comprometidas se a informação acessada na internet não puder ser compreendida.

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Clévia Fernanda Sies Barboza, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina de Petrópolis, Prefeitura de Petrópolis

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde (EBS), Instituto Oswaldo Cruz - IOC - Fiocruz (2019). Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI) pela Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói - RJ (2015). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis - RJ (2002), graduação em Educação Física pela mesma instituição (2006), pedagoga pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020), pós-graduação em Docência do Ensino Superior(2012) e pós - graduação em Gestão Escolar Integradora 840h (2018). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Inclusiva. Experiência com Libras, sendo professora bilíngue Português-Libras. Assistente de Esportes para Grupos Especiais e Idosos - Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Petrópolis. Professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Petrópolis. Professora Auxiliar de Libras - FEBF/UERJ. Professora Assistente de Libras na FASE - Faculdade de Medicina de Petrópolis - Docente das disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia do Esporte, Estudos sobre Deficiências, Inclusão Social, Atividades Físicas e Saúde, docente da Licenciatura no curso de Enfermagem, também na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FASE).

Paula Alvarez Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, leciona nas disciplinas de Metodologia científica, Docência no ensino superior Micologia clínica e Modelagem molecular. Doutora em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Farmácia pela UFF (2006). Atualmente é membro do Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências da UFRJ e tem projetos na área de desenvolvimento de novas ferramentas para ensino, divulgação científica em saúde nas redes sociais, educação inclusiva e Modelagem Molecular no planejamento de novos fármacos.

Helena Carla Castro, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense em Niterói, coordena o Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem molecular (LABiEMol). É Cientista do Nosso Estado -FAPERJ e Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq Nível 1. Possui graduação em Farmácia (1992) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado Sanduíche (concentração em Biologia e Modelagem Molecular em 2000) no Instituto de Bioquímica da UFRJ e na Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Pós-doutoramento foi na área de Farmacologia na Faculdade de Farmácia da UFRJ. Tem experiência em microbiologia, modelagem molecular e bioquímica com ênfase na identificação de novos protótipos de antimicrobianos e produção de materiais didáticos inclusivos na perspectiva das pessoas com necessidades especiais.

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Publié-e

2021-08-31

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BARBOZA, Clévia Fernanda Sies; ABREU, Paula Alvarez; CASTRO, Helena Carla. Acessibilidade da comunidade surda a informações on-line sobre doenças epidêmicas e prevalentes no Brasil para promoção de saúde. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 275–296, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p275-296. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10935. Acesso em: 22 nov. 2024.

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