Campo científico da educação superior: webinars como estratégia para a construção do conhecimento

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1181-1201

Mots-clés :

Educação Superior, Campo Científico, Webinars, Pandemia, COVID-19

Résumé

Levando-se em consideração a teoria do campo científico de Bourdieu, esse artigo tem como objetivo compreender as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como uma estratégia para a socialização do conhecimento diante da mudança imposta pela pandemia da COVID-19. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, do tipo estudo de caso, sobre a experiência da Rede Sulbrasileira de Investigadores em Educação Superior (RIES) ao promover um ciclo de webinars durante a pandemia da COVID-19. Preliminarmente, é possível afirmar que as autoridades científicas foram impelidas a utilizar as mídias na realidade pandêmica e que esse movimento consagra novas formas de comunicação. Como resultados, essa pesquisa desvelou que os webinars são relevantes e aplicáveis para o contexto acadêmico e profissional dos participantes, contribuem para a socialização do conhecimento científico e que, enquanto bibliotecas virtuais disponibilizadas na internet (webinars) constituem-se em bases de dados do “futuro” contemporâneo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Egeslaine de Nez, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA (CUA)

Pós-Doutora e Bolsista PNPD da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA). 

Líder do Grupo de Pesquisa sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT)

Téléchargements

Publié-e

2021-06-26

Comment citer

MOROSINI, Marilia Costa; NEZ, Egeslaine de; WOICOLESCO, Vanessa Gabrielle. Campo científico da educação superior: webinars como estratégia para a construção do conhecimento. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 1181–1201, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p1181-1201. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11986. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.