Entre paredes, jardins, solários e salas de atividades: há bebês e crianças por aqui!
a espacialização e institucionalização do viver na educação infantil
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p240-261Mots-clés :
Bebês e crianças, Vivências espaciais, Currículo e Educação infantil, InstituiçõesRésumé
A produção da modernidade ocidental, fruto de movimentos coloniais iniciados em fins do século XV, foi marcada por um conjunto de ações que desenhariam as relações geopolíticas do mundo contemporâneo. O domínio das relações territoriais e econômicas foi acompanhado de outros processos, muitas vezes negligenciados e esquecidos, como a colonização dos saberes, das rotinas, a institucionalização da vida e outros, que se convergiram na própria colonialidade do ser. Nesse movimento, a dimensão espacial foi uma das facetas fundamentais. Com o objetivo de trazer reflexões que envolvem as relações das infâncias com o espaço institucionalizado, buscamos, com este artigo, contribuir com os debates que envolvem as questões curriculares para a Educação Infantil.
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