A ausência do corpo na escola

um olhar sobre a corporeidade dos estudantes

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14077

Mots-clés :

Ausência do Corpo, Sujeito corpóreo, Formação, Merleau-Ponty

Résumé

O artigo nasce da suspeita de que muitas das práticas educativas escolares ocorrem com um pressuposto tácito da ausência corporal dos educandos. Isso porque, não raras vezes no contexto escolar, o corpo sofre adequações que o distanciam de si, limitando-o a material para realizar ações predeterminadas. Atento às implicações dessa ausência do corpo, e propondo referenciais para avançar nessa reflexão, este estudo explora elementos do percurso fenomenológico de Merleau-Ponty sobre o sujeito corpóreo. Para tanto, analisa-se o conceito de corporeidade a fim de refletir sobre a ausência corporal dos estudantes instituída em algumas práticas corporais na escola. É nesse itinerário argumentativo que se sustenta um deslocamento de concepção em relação ao sujeito que é designado pela escola como aluno: de um sujeito que está ausente de corpo a um sujeito corpóreo; de alguém que aprende à revelia de sua corporeidade a um sujeito que experiencia a aprendizagem como corpo próprio.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Vanderlei Carbonara, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Educação. Professor do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

https://orcid.org/0000-0002-0752-1189

https://lattes.cnpq.br/0437585440783626

Amanda Khalil Suleiman Zucco, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Educação, Licenciada em Educação Fisica e Tecnóloga em Dança pela mesma instituição.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0437585440783626

Références

AZEVEDO, Denis de Souza; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Ser no mundo, mundo vivido e corpo próprio segundo Merleau-Ponty. Dialektiké: Dossiê Filosofia do Corpo, Natal, v. 1, n. 1, p. 15-37, jun. 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/dialektike/article/view/3009. Acesso em: 8 de jan. 2021.

BARBOSA, Maria Raquel; MATOS, Paula Mena; COSTA, Maria Emília. Um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje. Psicologia e Sociedade. v. 23, n. 1, p. 24-34, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/WstTrSKFNy7tzvSyMpqfWjz/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 de jan. 2021.

CANTO-SPERBER, Monique. Dicionário de ética e filosofia moral. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2003.

DAOLIO, Jocimar. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v.2, n.2, 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2184. Acesso em:

DESCARTES, René. Discurso do método. Trad. Maria Ermantina de Almeida Galvão. 4.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

FRANCO, Marcel Alves, SANTOS, Luiz Anselmo Menezes; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Subjetividade, corpo e intercorporeidade a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty. Revista Holos, Rio Grande do Norte, Ano 36, v.8, 2020. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9620. Acesso em: 10 de jan. 2021.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 36.ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

GRUNENNVALDT, José Tarcísio; SURDI, Aguinaldo César; PEREIRA, Danieli Alves; KUNZ, Elenor. Expressividade, corporeidade e a fenomenologia: quando o corpo-sujeito entra em cena. Atos de pesquisa em educação, v. 7, n. 2, p. 380-403, 2012. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3155. Acesso em: 10 de jan. 2021.

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Trad. Luiz Sérgio Repa e Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fonte, 2000.

HERMANN, Nadja. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. 3.ed. Piracicaba: UNIMEP, 2002.

MACHADO, Bernadete Franco Grilo. A visão e Corporeidade em Merleau-Ponty. Argumentos - Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 2, n°. 3, 2010.

MATOS, Manuel. Jovens, alunos, ensino secundário: um mundo crescente de contradições. Educação, Sociedade e Culturas, Porto, n. 27, p.15-26, 2008. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/revista-educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas/edition/educa%C3%A7%C3%A3o-sociedade-culturas-27. Acesso em: 15 jan. 2021.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A estrutura do comportamento. Tradução Márcia Valeria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia, v.13, n.2, p.141-148, 2008.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corporeidades: inspirações Merleau-Pontianas. Natal: IFRN, 2016.

SANTIN, Silvino. O corpo simplesmente corpo. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 7, n. 15, p. 57-74, 2001. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2623. Acesso em 15 jan. 2021.

SANTIN, Silvino. Educação física: uma abordagem filosófica da corporeidade. 2.ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cad. CEDES [online], vol. 21, n. 53, p. 69-83, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/jG6yTFZZPTB63fMDKbsmKKv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 de jan. 2021.

Téléchargements

Publié-e

2023-03-25

Comment citer

CARBONARA, Vanderlei; ZUCCO, Amanda Khalil Suleiman. A ausência do corpo na escola: um olhar sobre a corporeidade dos estudantes. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14077, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14077. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14077. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.