Narrativas (auto)biográficas sobre o aprendizado da docência universitária na Educação Física
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14176Mots-clés :
Formação continuada, Docente, ExperiênciaRésumé
Objetiva narrar as experiências (auto)biográficas na disciplina de “Docência Supervisionada” de dois pós-graduandos, buscando refletir sobre a docência no Ensino Superior. Infere que tal disciplina pode colaborar com a constituição do “ser professor”.
Téléchargements
Références
ABRAHÃO, M. H. M. B. Pesquisa (auto)biográfica – tempo, memória e narrativas. In: ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). A aventura (auto)biográfica – teoria & empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. v. 1, p. 201-224.
ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
AZEVEDO, L. G. N. G. Ética da alegria e do encontro: diálogos entre Deleuze e Espinosa. O Manguezal, v. 1, n. 2, p. 50-62, jan/jun 2018.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira da Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr 2022.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. p. 27833.
COSTA-PINTO, A. B. Alegria, liberdade, potência e pensamento político: sobrevoo em Espinosa. In: MARCHIORI NETO, D. L.; RABBANI, R. M. R.; FERREIRA, L. V. (Orgs.). Estudos contemporâneos sobre Direito, Estado e Sociedade. V. 3. Rio Grande, RS: Ed. da Furg, 2020, p. 40-49.
CUNHA, M. I. (Org.). Trajetórias de Lugares de Formação da Docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2010.
DELORY-MOMBERGER, C. Biografía y educación: figuras del individuo-proyecto. 1. ed. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires; Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2009.
FRANCHI, G. O. O. M. O estágio docente na pós-graduação: espaço ou lugar de formação do professor universitário? In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED – SUL, 11., 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPED, 2016, p. 1-5.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FINGER, M. As implicações socio-epistemológicas do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010.
JOAQUIM, N. de F. et al. Estágio docência: um estudo no programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Lavras. RAC, Curitiba, v. 15, n. 6, p. 1137-1151, nov/dez 2011.
JOSSO, M. C. Experiência de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2002.
JOSSO, M. C. As histórias de vida abrem novas potencialidades às pessoas: entrevista com Marie-Christine Josso. Aprender ao longo da vida, n. 02, p. 16-23, 2004.
McDONALD, M. Desafios para a implementação da justiça social na formação de professores. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Orgs.) Justiça Social: desafio para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p.105-140.
NÓVOA, A. Os professores e as Histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto, Porto Editora, 1995.
NÓVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice – versa. In: FAZENDA, I. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. São Paulo: Papirus, 2003a.
NÓVOA, A. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso de Educação do Marista de Salvador (Baía, Brasil), em Julho de 2003b. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/685. Acesso em: 25 dez 2016.
NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010.
RUARO, L. M.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação do professor universitário: olhar brasileiro e espanhol. Debates em Educação, Maceió, v. 6, n. 12, jul/dez 2017.
SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Programas de pós-graduação em educação: lugar de formação da docência universitária? RBPG, Brasília, v. 7, n. 14, p. 577-604, dez 2010.
SILVA, B. V. et al. Formação inicial de professores de educação física: a prática pedagógica do professor universitário em questão. In: XV CONBRACE e II CONICE, 2007. Anais..., Recife, 2007.
SILVA, B. V.; CAPARRÓZ, F. E.; ALMEIDA, U. R. A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de Educação Física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 51-68, jan./mar. 2011.
SILVA, B. V.; CAPARRÓZ, F. E.; ALMEIDA, U. R. A produção de imaginários sociais nas aulas de Educação Física e seus efeitos na formação inicial de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 3, p. 51-68, set./dez. 2015.
VIEIRA, F. Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 63, p. 85-101, jan./mar. 2017.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).