Narrativas (auto)biográficas sobre o aprendizado da docência universitária na Educação Física

Auteurs-es

  • Victor José Machado de Oliveira Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Bruno Vasconcellos Silva Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14176

Mots-clés :

Formação continuada, Docente, Experiência

Résumé

Objetiva narrar as experiências (auto)biográficas na disciplina de “Docência Supervisionada” de dois pós-graduandos, buscando refletir sobre a docência no Ensino Superior. Infere que tal disciplina pode colaborar com a constituição do “ser professor”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, da Universidade Federal do Amazonas. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Assuntos Pedagógicos e Interiorização da Educação Física no Amazonas.

Bruno Vasconcellos Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Licenciado Pleno em Educação Física, Mestre em Educação Física e Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor das Redes Municipais de Ensino de Cariacica e Vila Velha, da Grande Vitória-ES.

Références

ABRAHÃO, M. H. M. B. Pesquisa (auto)biográfica – tempo, memória e narrativas. In: ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). A aventura (auto)biográfica – teoria & empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. v. 1, p. 201-224.

ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

AZEVEDO, L. G. N. G. Ética da alegria e do encontro: diálogos entre Deleuze e Espinosa. O Manguezal, v. 1, n. 2, p. 50-62, jan/jun 2018.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira da Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr 2022.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. p. 27833.

COSTA-PINTO, A. B. Alegria, liberdade, potência e pensamento político: sobrevoo em Espinosa. In: MARCHIORI NETO, D. L.; RABBANI, R. M. R.; FERREIRA, L. V. (Orgs.). Estudos contemporâneos sobre Direito, Estado e Sociedade. V. 3. Rio Grande, RS: Ed. da Furg, 2020, p. 40-49.

CUNHA, M. I. (Org.). Trajetórias de Lugares de Formação da Docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2010.

DELORY-MOMBERGER, C. Biografía y educación: figuras del individuo-proyecto. 1. ed. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires; Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2009.

FRANCHI, G. O. O. M. O estágio docente na pós-graduação: espaço ou lugar de formação do professor universitário? In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED – SUL, 11., 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPED, 2016, p. 1-5.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FINGER, M. As implicações socio-epistemológicas do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010.

JOAQUIM, N. de F. et al. Estágio docência: um estudo no programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Lavras. RAC, Curitiba, v. 15, n. 6, p. 1137-1151, nov/dez 2011.

JOSSO, M. C. Experiência de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2002.

JOSSO, M. C. As histórias de vida abrem novas potencialidades às pessoas: entrevista com Marie-Christine Josso. Aprender ao longo da vida, n. 02, p. 16-23, 2004.

McDONALD, M. Desafios para a implementação da justiça social na formação de professores. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Orgs.) Justiça Social: desafio para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p.105-140.

NÓVOA, A. Os professores e as Histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto, Porto Editora, 1995.

NÓVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice – versa. In: FAZENDA, I. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. São Paulo: Papirus, 2003a.

NÓVOA, A. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso de Educação do Marista de Salvador (Baía, Brasil), em Julho de 2003b. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/685. Acesso em: 25 dez 2016.

NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010.

RUARO, L. M.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação do professor universitário: olhar brasileiro e espanhol. Debates em Educação, Maceió, v. 6, n. 12, jul/dez 2017.

SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Programas de pós-graduação em educação: lugar de formação da docência universitária? RBPG, Brasília, v. 7, n. 14, p. 577-604, dez 2010.

SILVA, B. V. et al. Formação inicial de professores de educação física: a prática pedagógica do professor universitário em questão. In: XV CONBRACE e II CONICE, 2007. Anais..., Recife, 2007.

SILVA, B. V.; CAPARRÓZ, F. E.; ALMEIDA, U. R. A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de Educação Física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 51-68, jan./mar. 2011.

SILVA, B. V.; CAPARRÓZ, F. E.; ALMEIDA, U. R. A produção de imaginários sociais nas aulas de Educação Física e seus efeitos na formação inicial de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 3, p. 51-68, set./dez. 2015.

VIEIRA, F. Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 63, p. 85-101, jan./mar. 2017.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

Téléchargements

Publié-e

2023-02-02

Comment citer

OLIVEIRA, Victor José Machado de; SILVA, Bruno Vasconcellos. Narrativas (auto)biográficas sobre o aprendizado da docência universitária na Educação Física. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–19.e14176, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14176. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14176. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

Articles similaires

<< < 69 70 71 72 73 74 75 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.