Religião, contexto, sagrado e pertencimento

povo indígena Xukuru-Kariri

Auteurs-es

  • Marcondes Silva da Rocha Universidade de Pernambuco (UPE)
  • José Bezerra Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15876

Mots-clés :

Identidade, Índios, Religião

Résumé

Este trabalho tem como principal objetivo investigar a religião como manutenção e ressignificação da identidade do povo da Mata da Cafurna de etnia Xukuru-Kariri, localizado no município de Palmeira dos Índios, Alagoas. Essa proposta será concretizada por meio de pesquisa etnográfica, focalizando os ritos e significados da referida religião. Assim, será possível mostrar que a identidade de um povo não é marcada por um único aspecto que o torna diferente de outros grupos, mas sim por um conjunto de práticas, costumes e ritos vivenciados entre os membros do grupo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcondes Silva da Rocha, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas pela Universidade de Pernambuco-UPE. Pós-Graduado em nível de especialização em Metodologia do Ensino de Geografia e História pela Faculdade Única de Ipatinga. Graduado em Licenciatura plena em História pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Atua como professor indígena de história da terceira Gerência Regional da Secretaria de Educação de Alagoas (SEDUC/AL).

José Bezerra, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor e mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente, é professor colaborador do curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em Palmeira dos Índios.

Références

AMORIN, Siloé Soares. Os Kalankó, Karuazu, koiupanká e katokinn: resistência e ressurgência indígena no Alto Sertão alagoano. Rio Grande do Sul: Departamento de Antropologia Social, Tese de Doutorado. 2010.

ANTUNES, Clóvis. Wakona - Kariri - Xukuru - Aspectos Sócio-Antropológicos dos Remanescentes Indígenas de Alagoas. Maceió: Facepe UFAL – Imprensa Universitária, 1973.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Nacional.

ESPÍNDOLA, Thomaz do Bonfim. Geografia Alagoana. Maceió: Typografia do Liberal, 1871.

FONSECA, Pedro Paulino da. Dicionário histórico e geográfico da província das

Alagoas. Arquivo do Instituto Histórico e Geográfico Alagoano, 1880.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2005.

JUNQUEIRA, Carmen; PAGLIARO, Helois. O Saber Kamaiurá sobre a saúde do corpo. In: Caderno CRH, Salvador, v. 22, n. 57, p. 451-461, Set./Dez. 2009.

MALINOWSKI, Bronislaw K. Argonautas do pacífico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

MOREAU, Filipe Eduardo. Os índios nas cartas de Nóbrega e Anchieta. São Paulo: Annablume, 2003.

MOREIRA, Ana Cristina de Lima. PEIXOTO, José Adelson Lopes. SILVA, Tiago Barbosa da. Mata da Cafurna: ouvir memória, contar história: Tradição e Cultura do Povo Xucuru-Kariri. 2. ed. Maceió: Edições Catavento, 2010.

OLIVEIRA, João Pacheco de. Ensaios em antropologia histórica. Rio de Janeira: editora da UFRJ, 1999.

PEIXOTO, José Adelson Lopes. Memórias e imagens em confronto: Os Xucuru-Kariri nos acervos de Luiz Torres e Lenoir Tibiriçá. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

PEIXOTO, José Adelson Lopes. Do toré ao ouricuri: religião, tradição e cura entre os índios Xucuru-Kariri. In FERREIRA, Gilberto Geraldo; SILVA, Edson Hely; BARBALHO, José Ivanilson Silva (org.). Educação e Diversidade: um diálogo necessário na educação básica. Maceió: edital, 2015, p. 272-293.

SÁ, Marilena Araújo de. “Yaathe” é a Resistência dos Fulni-ô, 1996. (Apostila avulsa).

SILVA, Edson. Xukuru: memórias e História dos índios da Serra do Ororubá (Pesqueira/PE), 1950-1988. Recife: Editora UFPE, 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) et al. A produção social da identidade e da diferença. In: Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

SOMÉ, Sobonfu. O espírito da intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre relacionamentos. São Paulo: Odysseus, 2007.

TORRES, Luiz Barros. Os Índios Xucuru e Kariri em Palmeira dos Índios. Revista do Inst. Histórico e Geográfico de Alagoas. Maceió: 1973. (Vol. 30)

TORRES, Luiz Barros. Os índios Xucuru e Kariri em Palmeira dos Índios. 4. ed. Maceió: Igasa, 1984.

Téléchargements

Publié-e

2024-01-30

Comment citer

ROCHA, Marcondes Silva da; BEZERRA, José. Religião, contexto, sagrado e pertencimento: povo indígena Xukuru-Kariri. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15876, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15876. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15876. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.