Família e escola
ponte importante no processo de escolarização de uma criança com deficiência intelectual
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15931Mots-clés :
família, escola, atendimento educacional especializado, deficiência intelectualRésumé
As aprendizagens mútuas oferecidas pela escola para nortear o trabalho pedagógico com estudantes com deficiência intelectual podem ter resultados satisfatórios quando articulados com a colaboração da família. Tais ações colaborativas ajudam em vários quesitos, entre os quais a aprendizagem e a qualidade de vida. Essa relação escola e família não só faz o aluno desenvolver habilidades cognitivas, mas também ajuda na autonomia dos sujeitos para interagirem em sociedade. A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre a história de vida da criança com deficiência intelectual, partindo do contexto social do nascimento até a entrada na escola, identificando seus impactos no processo de escolarização, bem como as contribuições da família nesse processo. A pesquisa foi feita com a responsável de um estudante com deficiência intelectual, matriculado em uma escola Municipal da Rede de ensino do Recife–PE, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos contribuíram para entender que sem a participação da família podem existir impactos negativos no processo de escolarização do estudante com deficiência intelectual. Logo, escola e família são de fundamental importância para que o aluno possa desenvolver aprendizagem, autonomia e qualidade de vida.
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