O Livro Escola e Democracia, Quadragésimo Ano
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17571Mots-clés :
Escola e Democracia, Curvatura da Vara, Pedagogia Revolucionária, Pedagogia Histórico-CríticaRésumé
Considerando que o foco está posto nos 40 anos do livro Escola e democracia chamando a atenção, portanto, para 1983, o ano de seu lançamento, o artigo se inicia num tom coloquial, expondo o modo como surgiu a temática do livro. Na sequência expõe-se a contribuição histórica e novos desafios momento em que se busca responder à questão: em que medida é possível uma educação revolucionária, a partir da qual se dá uma indicação sobre a contribuição histórica resultante da polêmica aberta pelo livro, concluindo com a consideração sobre os novos desafios. O artigo se compõe, portanto, pelos seguintes tópicos: 1. Introdução. Lançando mão da “teoria da curvatura da vara” no qual se esclarece sobre o contexto em que surgiu a temática do livro e como o mesmo foi composto indicando-se a origem dos quatro capítulos que o constituem; 1. É possível uma pedagogia revolucionária? em que se discute se e em quais condições se pode atribuir à pedagogia o atributo de revolucionária; 2.A contribuição histórica do livro Escola e democracia,momento em que se mostra que a principal contribuição do livro foi abrir caminho para a elaboração de uma teoria da educação crítica emancipatória fundada no materialismo histórico-dialético que, a partir do ano seguinte (1984), recebeu a denominação de pedagogia histórico-crítica; 3.Desafios atuais, em que se examinam as condições decorrentes da crise estrutural da forma social vigente, cujas determinações impõem desafios que a pedagogia histórico-crítica necessita explicitar e enfrentar; Conclusão: desafios do campo educativo. Indicados os desafios de ordem geral, abordam-se, à guisa de conclusão, os desafios que a perspectiva aberta pelo livro Escola e democracia, representada pela pedagogia histórico-crítica, necessita enfrentar no campo específico da educação.
Téléchargements
Références
GRAMSCI, Antonio. Letteratura e vita nazionale. Roma, Riuniti, 1977.
GRUBER, Frederick C. (Coord.). Antropologia e educação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1963.
LIMA, Lauro de Oliveira. Educarpara a comunidade. Petrópolis, Vozes, 1969.
SÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo, Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica, 19ª ed. Campinas, Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia, 44ª ed. Campinas, Autores Associados,, 2021a.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 12ª ed. Campinas, Autores Associados, 2021b.
WALLACE, Anthony F. C. “As escolas nas sociedades revolucionárias e conservadoras”. In: GRUBER, Frederick C. (Coord.). Antropologia e educação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1963, p. 23-47.
ZIEGLER, Jean. O capitalismo explicado às crianças. São Paulo, Cortez, 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).