ALFABETIZAÇÃO E DITATURA MILITAR: RELAÇÃO ENTRE A CARTILHA E OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2015v7n14p103Mots-clés :
Alfabetização. Cartilha/Manual. Ditadura Militar.Résumé
Apresenta-se nesse artigo uma abordagem sobre as cartilhas usadas na época da Ditadura Militar, no processo de alfabetização, em especial o manual do professor, de Branca Alves de Lima (1948), destacando o método sintético e analítico. O trabalho de estudo descreve sobre a relação que existe entre a proposta contida nas cartilhas de alfabetização com o período da Ditadura Militar, tentando entender, através de uma pesquisa qualitativa, se o método sintético e analítico está ligado a postura política dessa época. Para isso foram entrevistados dois indivíduos alfabetizados nesse período, que responderam a um questionário que abordou as seguintes temáticas: métodos de alfabetização, recursos utilizados e concepção de escola e ensino. Os resultados obtidos sugerem que o uso do método aplicado nas cartilhas possui relação com o momento histórico em que ele foi fortemente utilizado nas escolas do país para alfabetizar os alunos.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).