Atendimento Educacional Especializado em creches e pré-escola

análise dos documentos norteadores de uma professora da Educação Especial

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17600

Mots-clés :

Educação Infantil, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado

Résumé

Este artigo visa analisar um documento disponibilizado pela Secretaria de Educação de Maceió - Semed/Maceió que norteia a prática das professoras de Educação Especial no município e, portanto, tem orientado a prática da professora de Educação Especial na Educação Infantil de Centro de Educação Infantil de Maceió. Trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado voltada à reflexão da prática pedagógica de uma professora da Educação Especial numa instituição de Educação Infantil pertencente à rede municipal de ensino de Maceió/Alagoas. Baseado na Análise Documental da pesquisa qualitativa, analisa as informações contidas nos documentos utilizados pela rede municipal de ensino de Maceió/Alagoas para nortear o Atendimento Educacional Especializado ofertado em creches e pré-escolas, cuja investigação descende de uma fala proferida pela professora da Educação Especial participante da pesquisa de mestrado. Os resultados revelam a predominância de uma visão clínica da deficiência e um Atendimento Educacional Especializado que não contempla as individualidades de cada etapa de ensino e que desconsidera a criança como protagonista e construtora de cultura. A ausência de orientações específicas para bebês e crianças público-alvo da Educação Especial no documento norteador colaboram para uma prática de Atendimento Educacional Especializado replicada daquela utilizada no Ensino Fundamental, que não dialoga com as atuais concepções de criança e de infância.

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Eleusa Maria Passos Tenório, Universidade Federal de Alagoas

Possui duas graduações, formando-se primeiro em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (1992), e em seguida, em Letras-Inglês pelo Centro Universitário Cesmac (2000). Também possui duas Especializações Lato sensu, sendo uma Especialização em Educação Especial - Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará, e uma outra Especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Cesmac. Foi Professora de Educação Especial - Sala de Recursos, da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, entre 2009 e 2017. É Professora lotada na Escola Estadual Professora Miran Marroquim de Quintella Cavalcante, respondendo atualmente pelo cargo de Coordenadora Pedagógica. Também atua em Consultório de Psicopedagogia, com: atendimento psicopedagógico; atendimento educacional especializado; aconselhamento aos pais; e orientação psicopedagógica nas escolas. Atualmente é estudante de mestrado em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, na linha de pesquisa de Educação Especial e Inclusão de Pessoas com Deficiência ou Sofrimento Psíquico, sob a orientação da Professora Dr.ª Elisangela Leal de Oliveira Mercado. Integra o Núcleo de Estudo em Educação e Diversidade (NEEDI), da UFAL.

Elisangela Leal de Oliveira Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, Mestre em Letras e Linguística, Doutoranda em Educação Especial. Atua como professora no Centro de Educação, no setor de politica e gestão educacional, com as disciplinas de estágio supervisionado, PPP e organização e gestão escolar.

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Publié-e

2024-06-26

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TENÓRIO, Eleusa Maria Passos; MERCADO, Elisangela Leal de Oliveira. Atendimento Educacional Especializado em creches e pré-escola: análise dos documentos norteadores de uma professora da Educação Especial. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17600, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17600. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17600. Acesso em: 25 nov. 2024.

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