Do ensino remoto ao presencial (2020-2023)

os efeitos da pandemia no processo de alfabetização em uma escola pública de Santa Catarina

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17973

Mots-clés :

Alfabetização, Pandemia, Ensino Remoto Emergencial, Práticas pedagógicas.

Résumé

Esta pesquisa, parte da iniciativa nacional Alfabetização em Rede - ALFAREDE, examina o impacto da pandemia de Covid-19 na alfabetização de crianças em uma escola pública estadual de Santa Catarina durante e após a suspensão das aulas presenciais (2020-2023). O estudo, fundamentado no materialismo histórico-dialético, foi realizado em uma escola de Jaguaruna/SC, envolvendo duas turmas do 4º ano do ensino fundamental, com 16 crianças, seus pais e professores. Dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com base na Teoria Histórico-Cultural e em pesquisas sobre linguagens e alfabetização. Os resultados mostram que a dedicação dos professores e o suporte familiar foram cruciais para superar os desafios do ensino remoto, manter o interesse das crianças e acompanhar seu progresso. Conclui-se que a colaboração escola-família e as adaptações pedagógicas foram fundamentais para minimizar os efeitos negativos e promover a aprendizagem.

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Biographie de l'auteur-e

Maria Sirlene Pereira Schlickmann, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6788928330157306. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7321-3280. Contato: sirlene.schlickmann@gmail.com

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Publié-e

2024-11-10

Comment citer

LUIZ, Vânia Gomes Rafael; SCHLICKMANN, Maria Sirlene Pereira. Do ensino remoto ao presencial (2020-2023): os efeitos da pandemia no processo de alfabetização em uma escola pública de Santa Catarina. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17973, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17973. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17973. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

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