Do ensino remoto ao presencial (2020-2023)
os efeitos da pandemia no processo de alfabetização em uma escola pública de Santa Catarina
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17973Mots-clés :
Alfabetização, Pandemia, Ensino Remoto Emergencial, Práticas pedagógicas.Résumé
Esta pesquisa, parte da iniciativa nacional Alfabetização em Rede - ALFAREDE, examina o impacto da pandemia de Covid-19 na alfabetização de crianças em uma escola pública estadual de Santa Catarina durante e após a suspensão das aulas presenciais (2020-2023). O estudo, fundamentado no materialismo histórico-dialético, foi realizado em uma escola de Jaguaruna/SC, envolvendo duas turmas do 4º ano do ensino fundamental, com 16 crianças, seus pais e professores. Dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com base na Teoria Histórico-Cultural e em pesquisas sobre linguagens e alfabetização. Os resultados mostram que a dedicação dos professores e o suporte familiar foram cruciais para superar os desafios do ensino remoto, manter o interesse das crianças e acompanhar seu progresso. Conclui-se que a colaboração escola-família e as adaptações pedagógicas foram fundamentais para minimizar os efeitos negativos e promover a aprendizagem.
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Références
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