Os fazeres de um grupo de Iniciação Científica na Educação Básica: um estudo de caso

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p307-328

Mots-clés :

Iniciação Científica, Educação Básica, Estudo de Caso

Résumé

Esse artigo aborda a pesquisa acerca do problema: Como um grupo de Iniciação Científica pode contribuir para a construção de conceitos, assim como para o desenvolvimento de habilidades e atitudes em estudantes da Educação Básica? Um estudo de caso com produção de informações a partir de entrevistas semiestruturadas com professores e familiares dos estudantes integrantes do Grupo. O tratamento das mesmas foi feito por Análise Textual Discursiva, tendo emergido duas categorias: O Grupo enquanto emergência no cenário escolar e os estudantes participantes; O papel do Grupo para os sujeitos da comunidade escolar e as investigações desenvolvidas. A participação no Grupo mostrou-se com potencial pedagógico para distintas formas de ensinar e aprender conceitos, habilidades e atitudes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sandra Aparecida Santos, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação em Ciências, Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016 - ingresso), mestra em Educação em Ciências, Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e graduada em Biologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1997). Atualmente é professora da Educação Básica e coordena o GEIC (Grupo Estudantil de Iniciação Científica) na Unidavi - Universidade para Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Michelle Câmara Pizzato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidad de Burgos (2010). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS (2017). Possui graduação em Ciências (1987), em Química (Bacharelado e Licenciatura, 1990) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (2013), todas pela PUCRS. Atualmente é professor de Química do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, campus Novo Hamburgo, onde é coordenador de pós-graduação em nível de Especialização. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) na Universidade Federal do Rio Grande/FURG, no qual atua com orientação de mestrandos. É representante da Pesquisa do campus Novo Hamburgo junto ao Comitê Gestor de Pesquisa do IFSul.

Références

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. 3 ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FONTANELLA, B. J. B. et al. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. saúde pública. Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 389-394, fev. 2011.

GARTON, A. F. Social interaction and the development of language and cognition. Hillsdale, USA: Lawrence Erlbaum, 1992.

HARDY, B. Narrative as a primary act of mind. In: MEEK, M.; WARLOW, A.; BARTON, G. The Cool Web. Londres: The BodleyHead, 1997.

JIMÉNEZ ALEIXANDRE, M. P. El aprendizaje de las ciencias: construir y usar herramientas. In: ALEIXANDRE, M. P. J.; CAAMAÑO, A.; OÑORBE, A.; PEDRINACE, E.; PRO, A. Enseñar ciencias. Barcelona: GRAÓ, 2010.

LEITÃO, S.; CHIARO, S.; CANO, M. El debate critico - un recurso de construcción del conocimiento en el aula. Textos de Didactica de la Lengua y de la Literatura, v. 073, p. 26-33, 2016.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2ª ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2011.

ORÑOBE, A. Resolución de problemas. In: ALEIXANDRE, M. P. J.; CAAMAÑO, A.; OÑORBE, A.; PEDRINACE, E.; PRO, A. Enseñar ciencias. Barcelona: GRAÓ, 2010.

PIZZATO, M. C.; ESCOTT, C. M.; SOUZA, M. D.; ROCHA, P. S.; ESCOTT, C. M.; MARQUES, L. C. O que são atitudes investigativa e científica, afinal?. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 18, nº 2, p. 342-360, 2019.

RAMÍREZ, N.; SOUZA, D.; LEITÃO, S. Desarrollo de habilidades argumentativas en contexto de enseñanza-aprendizaje de contenidos curriculares. Cogency: Journal of Reasoning and Argumentation, v. 5, p. 107-134, 2013.

RODEN, J. Observar, mensurar e classificar. In: WARD, H.; RODEN, J.; HEWLETT,C.; FOREMAN, J. Ensino de Ciências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SAVIANI, D. Prefácio. In: WACHOWICZ, L. A. O método dialético da didática. Campinas: Papirus, 1991.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 43 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.

WARD, H. Investigação científica. In: WARD, H.; RODEN, J.; HEWLETT, C.; FOREMAN, J. Ensino de ciências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Boletim da Universidade de Moscou, Série 14, Psicologia, 1986, No. 1. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 71, p. 21-44, Julho/00. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a02v2171.pdf Acesso em: mar. de 2019.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Téléchargements

Publié-e

2019-12-23

Comment citer

SANTOS, Sandra Aparecida; CÂMARA PIZZATO, Michelle; MACIEL RIBEIRO, Marcus Eduardo. Os fazeres de um grupo de Iniciação Científica na Educação Básica: um estudo de caso. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 307–328, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p307-328. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8060. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 88 89 90 91 92 93 94 95 96 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.