Pedagogia histórico-crítica e educação em direitos humanos: alternativas para o desenvolvimento de uma cultura de promoção e respeito dos direitos humanos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p418-439

Mots-clés :

Educação em direitos humanos, Pedagogia Histórico-crítica, Educação.

Résumé

A Educação em Direitos Humanos se destaca como um excelente instrumento de combate às violações a direitos humanos na sociedade, orientando os processos educativos para o desenvolvimento de uma cultura de promoção e respeito aos direitos humanos. Infelizmente o modelo educacional brasileiro não se apresenta como ideal para alcançar esse objetivo. Diante disso, chama-se a atenção para a Pedagogia Histórico-crítica, concepção baseada na prática educativa questionadora, crítica e comprometida com a transformação social, de modo que o presente texto busca discutir os fundamentos e objetivos desse modelo pedagógico demonstrando como a concepção pedagógica proposta por Saviani pode caracterizar uma alternativa possível para desenvolvimento efetivo da educação em direitos humanos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rodrigo Carvalho da Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO)

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Tocantins, Tecnólogo em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Pós Graduado em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Tocantins. Atualmente é discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT do IFTO- Campus Palmas.

 

Jair José Maldaner, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO)

Possui Doutorado (2016) e Mestrado (2009) em Educação pela Universidade de Brasília, Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1996), Especialização em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília(1999) e Especialização em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino - Educon (2006). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins -IFTO- Campus Palmas; Líder do grupo de pesquisa Cnpq/IFTO Práxis: Trabalho, Educação e Sociedade; Atua como Coordenador Local e como docente no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica -EPT, Formação de Professores, Filosofia, Educação, Ética, Cidadania, Direitos Humanos.

 

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO)

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba ? (PROLING/UFPB). Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d?excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos de Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP, Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Pesquisador de práticas sociais da lingua(gem) e dos gêneros de texto que as representam, com ênfase em Linguística Aplicada e Políticas Linguísticas. Docente e Tradutor (Inglês/Francês) com experiência em gestão de projetos para cooperação e parcerias internacionais. Lider do Grupo de Estudos em Lingua(gem), Interação e Representações nas Práticas Formativas (GELIPRAC/IFTO), Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística (NEPEL/UFPB) cadastrados no CNPq. 

 

Références

BALECHE, F. L. K. ; SILVA, S. C. A Educação em Direitos Humanos na Escola. In: XIII Congresso Nacional de Educação Tema: Formação de professores: contextos, sentidos e práticas, 2017, Curitiba. Anais. v. 1, p. 1-14. - Educere, 2017.

BATISTA, Eraldo Leme; LIMA, Marcos Roberto. A pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica revolucionária. Laplage em Revista, [S.l.], v. 1, n. 3, p. p.67-81, dez. 2015. ISSN 2446-6220. Disponível em: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/102. Acesso em: 10 jun. 2019.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: 2007. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.

BRITO, Adelane Ricardo de. A importância da educação infantil na formação do cidadão crítico e reflexivo. 2016. 19 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.

CAMINO. Cleonice; LUNA. Verônica. Convergências e Divergências Entre Moral e Direitos Humanos. In: Direitos humanos: história, teoria e prática / organizado por Giuseppe Tosi – João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005. 373p.

CARBONARI. Paulo César. Sujeito de direitos humanos: questões abertas e em construção. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico- metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.

CARVALHO, Saulo Rodrigues de. A função social do conhecimento no capitalismo: a educação em tempos de reestruturação produtiva. Revista Urutágua. nº 25, set./out./nov./dezembro de 2011. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/12424 Acesso em: 19 jun. 2019.

D’ALMEIDA, M.L.P.K. EYING, A.M. HANNA P. C M. Diversidade e Direitos Humanos: A escola como espaço de discussão e convívio com a diferença. In: IX Congresso Nacional de Educação, EDUCERE. Comunicação. Curitiba, 2009.

DRUCKER, P. Sociedade pós-capitalista. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002.

FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cad. CEDES, Campinas , v. 30, n. 81, p. 233-249, Agosto. 2010 . disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000200008&lng=en&nrm=iso. acesso em 02 julho de 2019.

GADOTTI, Moacir (1998): Pedagogia da práxis, 2.ª ed., São Paulo, Cortez.

GASPARIN, João Luís; PETENUCCI, Maria Cristina. Pedagogia Histórico Crítica: da teoria à prática no contexto escolar. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ portals/pde/arquivos/2289-8.pdf. Acesso em: 19 de junho de 2019.

IPSOS. 63% dos brasileiros são a favor dos direitos humanos. 11 de Mai. de 2018. Disponível em: https://www.ipsos.com/pt-br/63-dos-brasileiros-sao-favor-dos-direitos-humanos. Acesso em: 01 de jul. de 2019.

LAVOURA, Tiago Nicola. Por que é necessário o trabalho educativo fundamentado na pedagogia histórico-crítica nas escolas do campo e do mst?. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 121-131, nov. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: https://rigs.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9509/9508. Acesso em: 12 Jun. 2019.

LAVOURA, Tiago Nicola; MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A pedagogia histórico-crítica e a defesa da transmissão do saber elaborado: apontamentos acerca do método pedagógico.Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 345-376, jun. 2015. ISSN 2175-795X. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p345. Acesso em: 19 jun. 2019.

MACIEL, Karen de Fátima. O Pensamento de Paulo Freire na Trajetória da Educação Popular. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 2, maio 2012. ISSN 2178-8359. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/ojs/educacaoemperspectiva/article/view/6519. Acesso em: 04 jul. 2019. doi:https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.196.

MARSIGLIA, A. C. G. Origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica: contribuições para a educação brasileira. In: Seminário Nacional do HISTEDBR. Universidade estadual de campinas, 10., 2016, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: UNICAMP, 2016. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/eventos/ histedbr2016/anais/pdf/887-2711-1-pb.pdf. Acesso em: 10 junho de 2019.

MAUÉS. Antonio; WEYL. Paulo. Fundamentos e marcos jurídicos da educação em direitos humanos. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico- metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.

MDH. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ministério dos Direitos Humanos divulga balanço anual com dados sobre denúncias de violações de direitos humanos. 24 de Mai. de 2018. Disponível em: https://www.mdh.gov.br/todas-as-noticias/2018/maio/ministerio-dos-direitos-humanos-divulga-balanco-anual-com-dados-sobre-denuncias-de-violacoes-de-direitos-humanos. Acesso em: 01 de jul. de 2019.

OLIVEIRA SANTOS, Raquel Elisabete de. Pedagogia histórico-crítica: que pedagogia é essa?. Horizontes, [S.l.], v. 36, n. 2, p. 45-56, ago. 2018. ISSN 2317-109X. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/520. Acesso em: 10 jun. 2019.

ONU (1966). Pacto internacional dos direitos econômicos, sociais e cul-turais. Tradução não-oficial para o português. In: Piovesan, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. São Paulo, Max Limonad, 1996, p. 365-374.

ORLANDI. Eni Puccinelli. Educação em direitos humanos: um discurso. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico- metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.

PEQUENO. Marconi José P. Cap 6. Filosofia dos Direitos Humanos. In: Direitos humanos: história, teoria e prática / organizado por Giuseppe Tosi – João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005. 373p.

SANTOS JÚNIOR, C. L. A pedagogia histórico-crítica e o papel da escola e do professor:elementos para pensar a escola da transição. In: Pedagogia histórico–crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.

SANTOS, Enoque Ribeiro dos. Direitos humanos e negociação coletiva. São Paulo: LTr, 2004. p. 38.

SAVIANI, Demerval. Origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. Colóquio Internacional Marx E Engels “Marxismo e Educação: Fundamentos Marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica”, v. 7, 2012. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/

formulario_cemarx/selecao/2012/trabalhos/Demerval%20Saviani.pdf. Acesso em: 10 junho de 2019.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 41. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, Demerval. Da inspiração à formulação da pedagogia histórico-crítica (PHC): os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. (Entrevista concedida a Revista Interface). Revista Interface: comunicação, saúde e educação, Botucatu. v. 21, n. 62, pp. 711-725, jul./set. 2017a. http://dx.doi.org/10.1590/

-57622017.0001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v21n62/1807-5762-icse-21-62-0711.pdf. Acesso em: 11 jun. de 2019.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações/Dermeval Saviani11.ed.rev.— Campinas, SP: Autores Associados, 2011. — (Coleção educação contemporânea)

SILVA, Aida; TAVARES, Celma. Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, jan.-abr., 2013. dispovivel em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12315/8740. acesso em 28 de Jul. 2019.

SOUSA, Nair Heloisa Bicalho de. Trajetória Histórica e Desafios da Educação em Direitos Humanos no Brasil e na América Latina. Revista ESMAT, [S.l.], v. 9, n. 13, p. 87-102, dez. 2017. ISSN 2447-9896. Disponível em: http://esmat.tjto.jus.br/publicacoes/

index.php/revista_esmat/article/view/200. Acesso em: 25 jun. 2019.

TAVARES. Celma. Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.

VIOLA, Solon. Políticas de educação em direitos humanos. In: SILVA, Aida; TAVARES, Celma. Política e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010. p.15-40.

XAVIER, M. E. S. P. Poder político e educação de elite. São Paulo: Cortez, 1980.

ZENAIDE. Maria de Nazaré Tavares. Introdução. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico- metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.

Téléchargements

Publié-e

2020-04-06

Comment citer

CUNHA, Rodrigo Carvalho da; MALDANER, Jair José; CAVALCANTE, Rivadavia Porto. Pedagogia histórico-crítica e educação em direitos humanos: alternativas para o desenvolvimento de uma cultura de promoção e respeito dos direitos humanos. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 418–439, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p418-439. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8478. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico cultural e ensino de ciências”

Articles similaires

<< < 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.