Programa, estratégia, movimento, criatividade: eixos na ação didática em uma perspectiva de complexidade

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p665-676

Mots-clés :

Pensamento complexo. Prática pedagógica complexa. Pensamento estratégico

Résumé

Este artigo realiza um estudo teórico reflexivo sobre circunstâncias pedagógicas vivenciadas por uma professora do Ensino Fundamental em processo de constituição complexa, com o objetivo de desvelar influências desse processo na prática que desenvolve. As categorias de análise advêm do campo da complexidade na perspectiva de Edgar Morin. Os termos Programa, Estratégia, Movimento e Criatividade são adotados como eixos na ação didática em uma perspectiva de complexidade. Considera-se que o pensamento complexo pode possibilitar o desenvolvimento de pensamento estratégico na ação docente, que gera um movimento construtivo de práticas didáticas que priorizam a dimensão conceitual do conhecimento escolar, como também sua pertinência contextual, concomitante ao desenvolvimento humano e de valores, com natural decorrência nos modos de ser, de pensar e de aprender dos alunos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ettiène Guérios, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Federal do Paraná

Departamento de Teoria e Prática de Ensino

Programa de Pós Graduação em Educação (Acadêmico)

Programa de Pós Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional)

 

Téléchargements

Publié-e

2020-08-18

Comment citer

GUÉRIOS, Ettiène; BATISTELLA, Michelle Padilha. Programa, estratégia, movimento, criatividade: eixos na ação didática em uma perspectiva de complexidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 665–676, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p665-676. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9952. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

Articles similaires

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.