A formação do diretor de escola e o desempenho estudantil: qual a relação?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p554-575

Mots-clés :

Formação de Diretores de Escola. Desempenho Estudantil. IDEB. Regressão Logística Binária.

Résumé

Este estudo buscou caracterizar o perfil dos diretores de escolas da Rede Estadual de São Paulo e mensurar a correlação de dependência existente entre formação e desempenho estudantil. Foram analisadas quais variáveis influenciam no desempenho dos estudantes a partir da formação de seus diretores, tendo como parâmetro os micro dados da Prova Brasil de 2011, 2013 e 2015 para o desempenho dos estudantes, assim como o ano de 2015 para a formação do diretor de escola. A análise foi realizada por meio da técnica estatística de Regressão Logística Binária. Os resultados apresentaram correlação positiva na formação do diretor de escola quando estes possuem cursos de pós-graduação com ênfase (especialização) em Educação. Os resultados das avaliações externas mostram-se mais positivos quando o diretor também possui uma segunda licenciatura. Em contrapartida, observou-se que inúmeros são os fatores que poderão exercer influência na formação dos estudantes e que não há uma variável isoladamente que justifique o modelo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Coordenador do PPGE da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS); Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Lìder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Gestão e Formação de Professores.

Leandro Campi Prearo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestrado e Doutorado em Administração - Métodos Quantitativos pela Universidade de São Paulo (2008). Pró-Reitor de Graduação, Professor do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração e Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Heloisa Poleti de Souza Bueno, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Professora do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e da Rede Municipal de São Caetano do Sul (SP).

Téléchargements

Publié-e

2020-08-18

Comment citer

MIRANDA, Nonato Assis de; PREARO, Leandro Campi; BUENO, Heloisa Poleti de Souza. A formação do diretor de escola e o desempenho estudantil: qual a relação?. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 554–575, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p554-575. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9984. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.