É necessário ensinar a ler para formar leitores: saberes-fazeres mobilizados por uma professora alfabetizadora considerada bem-sucedida
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp132-153Parole chiave:
Saberes-fazeres. Leitura. Práticas de ensino consideradas bem-sucedidas.Abstract
Este trabalho tem o objetivo de analisar os saberes-fazeres mobilizados por uma alfabetizadora considerada bem-sucedida, no que concerne ao ensino de leitura. Dialogamos com autores como Soares (2016), Morais (2012), Tardif (2008) e Certeau (1994). Participou do estudo uma professora do 3º ano do ensino fundamental considerada bem-sucedida por diferentes grupos da comunidade escolar. Para produção e análise dos dados, utilizamos observação participante, entrevista de autoconfrontação e análise do conteúdo. Constatamos que a professora compreendia a leitura como um processo de compreensão e produção de sentidos; entendia que só se aprende a ler lendo e que, para alunos com diferentes níveis de apropriação da leitura, era necessário realizar intervenções também diferentes.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).