Contribuições de Freire e Gramsci para pensar a EJA na Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp175-199Parole chiave:
Educação de Jovens e Adultos, Pandemia, Paulo Freire, Antonio GramsciAbstract
O artigo compartilha reflexões de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Goiás, no contexto da Pandemia de COVID-19, amparando-se nos pressupostos de Antonio Gramsci e Paulo Freire sobre o sujeito que aprende e o papel da educação. A partir das vozes dos educandos e educandas, em diálogo com as concepções gramscianas e freirianas, discute-se como se dá o acesso ao conhecimento historicamente produzido, no âmbito do Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp), adotado em Goiás. Os desafios e as limitações identificadas no estudo reforçam a necessidade de garantir aos estudantes da EJA acesso ao conhecimento, numa perspectiva transformadora, conscientizadora e libertadora, coadunando com uma escola “desinteressada” e não submetida aos interesses do capital.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em 22/03/2021.
CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. TIC Domicílios: Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil, 2019.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1967.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade – e outros escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FRESU, Gianni. Antonio Gramsci, o Homem Filosófico: uma biografia intelectual. Tradução Rita Matos Coitinho. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
GOIÁS. Conselho Estadual de Educação. Resolução 02/2020, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais no Sistema
Educativo do Estado de Goiás, como medida preventiva à disseminação
do COVID-19. Goiânia: CEE/CP, 2020a. Disponível em: https://cee.go.gov.br/resolucao-022020-sobre-o-regime-especial-de-aulas-nao-presenciais/ Acesso: 26/03/2021.
GOIÁS. Conselho Estadual de Educação. Resolução 18/2020, de 06 de novembro de 2020. Autoriza as instituições do Sistema Educativo do Estado de Goiás a adotarem o regime especial de aulas não presenciais e dá outras providências. Goiânia: CEE/CP, 2020b. Disponível em: https://cee.go.gov.br/resolucao-ceecp-n-18-de-2020-autoriza-reanp-para-o-ano-letivo-de-2021-durante-medidas-de-isolamento-social/
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Volume 1. Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho; Co-edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1999.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Volume 2. Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho; Coedição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2000.
GRAMSCI, Antonio. Escritos Políticos. Volume 1. Organização e tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2004.
VENTURA, Jaqueline Pereira. Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v.1, n.1, p.29-44, 2013.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).