A ‘emergência’ das pesquisas sobre o início da carreira docente em química
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p103-127Parole chiave:
Início da carreira docente, Professores iniciantes de Química, Formação docenteAbstract
O início da carreira docente é uma fase importante e permeada por tensões, insegurança, medo e isolamento que influenciam tanto a prática e o habitus professoral (consolidação de vícios, traumas e modos de ser e estar) quanto a permanência na profissão. Neste artigo pretende-se discutir os principais aspectos que permeiam os anos iniciais da carreira docente em Química, visto que esta é uma linha de pesquisa que necessita de maior divulgação entre formadores de professores e a comunidade escolar, os quais desempenham papel fundamental de apoio pessoal e profissional aos professores principiantes. Além disso, acredita-se que cabe às licenciaturas fornecer subsídios - teóricos e práticos - que deem sustentação para a reflexão-ação dos docentes em início de carreira. É essa segurança teórica, pautada na reflexão de qualidade e crítica, que permite ao recém-formado assumir que teoria e prática são indissociáveis, assim como controlar e encarar melhor situações adversas, emoções e dilemas vivenciados nesse período.
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