Educação estética e educação para as artes na sociedade contemporânea

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14135

Parole chiave:

Formação estética, Capitalismo, Educação

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre a formação estética como um direito humano fundamental. A formação estética deve contemplar tanto o desenvolvimento dos sentidos físicos e espirituais, conforme apontado por Marx, quanto a aprendizado intencional da produção e da fruição das obras e manifestações artísticas historicamente produzidas pela humanidade. A exposição, que se baseia em pesquisa bibliográfica, procura demonstrar como o sistema capitalista molda a produção artística disponibilizada pela indústria cultural. Ao mesmo tempo, o liberalismo econômico atua sobre os sistemas de ensino, restringindo e prejudicando o desenvolvimento estético da sociedade, principalmente no que concerne aos indivíduos pertencentes à classe trabalhadora.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ADORNO, Theodor Wiesengrud. A arte e as artes: primeira introdução à teoria estética. Trad. Rodrigo Duarte. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2018.

ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais... Campinas: Verus Editora, 2005.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Trad. Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, mar. 2004, p. 43-51.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Trad. Célia Neves; Alderico Toríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2010.

MORAES, Vinícius de. Operário em construção e outros poemas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1979.

NOGUEIRA, Monique Andries. Arte e experiência estética: o assombro aproximando crianças e adultos. In: ZANOLLA, Sílvia Rosa da Silva. (org.) Arte, estética e formação humana: possibilidades e críticas. Campinas: Editora Amínea, 2013, p. 119-126.

SUBTIL, Maria José Dozza. Possibilidades e limites da formação do professor de Arte e da educação artística escolar na perspectiva de humanização. Práxis Educativa, Ponta Grossa, p.897-916, v.11, n.3, set/dez. 2016.

TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Unijuí, 2005.

Pubblicato

2023-06-05

Come citare

ROGGENKAMP, Carla; MASSON, Gisele. Educação estética e educação para as artes na sociedade contemporânea. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14135, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14135. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14135. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.