Estágio de docência no POSEDUC/UERN

contribuições na formação do professor-pesquisador

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-16.e14138

Parole chiave:

Prática docente, . Pós-graduação em educação, Professor-pesquisador

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência desenvolvida no estágio de docência em um Programa de Pós-Graduação em Educação. A abordagem qualitativa norteia esse processo, cujas fontes de pesquisas são: o Plano de Atividades do Estágio de Docência e o diário de aula. A relação teoria-prática na pós-graduação em educação induz, aos poucos, a uma formação crítico-reflexiva do professor-pesquisador, fazendo com que a identidade docente seja mobilizada, não obstante as dificuldades vividas durante as atividades remotas. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Maria Beatriz Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pedagoga - CAPF/UERN, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica - FAVENI, Mestranda em Educação - POSEDUC/UERN. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GEPEES/UERN). As áreas de interesse pesquisa são: avaliação, responsabilização, políticas educacionais.

Mie Nakayama Dantas da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), especialização em Gestão de Pessoas pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN). Atualmente é suporte pedagógico e professora educação especial do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, atuando na Educação Básica e Educação Profissional. As áreas de interesses de pesquisas são: Políticas e Gestão Educacional, eleições escolares, gestão democrática e participação.

Riferimenti bibliografici

AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.

ARAÚJO, Marcus Vinícius Medeiros de et al. Estágio docência: concepções epistemológicas e suas influências nas metodologias de ensino. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 237-269, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=533556759001. Acesso em: 09 set. 2022.

BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 725-751, out. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/TVLjsSNcwyChwwYkxtGX7YD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 076, de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União. Brasília, DF: CAPES, 2010. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=741. Acesso em: 15 jul. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF: MEC, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 15 jul. 2021.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BONAMINO, Alice.; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rtQkYDSjky4mXG9TCrgRSqJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jun. 2022.

CABRAL NETO, Antônio.; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 745-770, jul./set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/35zWgbwzyNc8dddjmJdsGhF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2022.

CHAMLIAN, Helena Coharik. Docência na universidade: professores inovadores na USP. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 41-64, mar. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/7zh8mcv9cHKGM89zrrRkcsq/abstract/?lang=pt#:~:text=Esses%20docentes%20foram%20entrevistados%2C%20solicitando,que%20atribu%C3%ADam%20ao%20ensino%20na. Acesso em: 13 jun. 2022.

CUNHA, Maria Isabel da. O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em educação em questão. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 9, n. 26, p. 81-90, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189115658006.pdf. Acesso em: 11 set. 2022.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Financiamento da educação brasileira: do subsídio literário ao FUNDEB. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1217-1252, out./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/dsgbhmXmfPfTfXTFTYk44zh/?lang=pt. Acesso em: 11 set. 2022.

DOURADO, Luiz Fernandes. Formação de profissionais do magistério da educação básica: novas diretrizes e perspectivas. Comunicação & Educação, São Paulo, SP, v. 21, n. 1, p. 27-39. jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110712. Acesso em: 15 mar. 2022.

FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 281-298, abr./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/RmXYydFLRBqmvYtK5vNGVCq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2022.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista brasileira de estudos pedagógicos (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2022.

GUEDES, Josenilson Viana.; SILVA, Angela Maria Ferreira da.; GARCIA, Luciane Terra dos Santos. Projeto político-pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos: um ensaio teórico. Revista brasileira de Estudos pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 250, p. 580-595, set./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Vnb6QkC3m7fSsxV6CDqjpcw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2022.

LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira de.; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARTINS, Maria Márcia Melo de Castro. Estágio de docência na pós-graduação stricto sensu: uma perspectiva de formação pedagógica. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o_MARIA-M%C3%81RCIA-MELO-DE-CASTRO-MARTINS.pdf. Acesso em: 11 set. 2022.

MONTEIRO, Filomena Arruda.; FREITAS, Gleciane Oliveira.; ESCOTO, Josué Javier Cruz. Estágio-docência: experiência potencializadora da formação. Série-Estudos, Campo Grande, v. 27, n. 59, p. 79-96, jan./abr. 2022. Disponível em: https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1609/1188. Acesso em: 09 set. 2022.

MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas.; FLORES, Fabio Fernandes.; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-67, out./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 09 set. 2022.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de. O direito à educação. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela de.; ADRIÃO, Theresa. (org.). Gestão, financiamento e direito à Educação: análise da Constituição Federal e da LDB. 3. ed. São Paulo: Xamã, 2007. p. 15-41.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor-pesquisador: mitos e possibilidades. Contrapontos, Itajaí, v. 5, n. 1, p. 09-22, jan./abr. 2005. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001467946. Acesso em: 15 nov. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, Catalão, GO, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 26 jul. 2022.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Mossoró/RN: UERN, 2012. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/proeg-projetos-pedagogicos-central/arquivos/4226ppc_pedagogia_2019_com_termo_de_homogaa%C2%A7a%C2%A3o.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.

SILVA, Haíla Ivanilda.; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/hX97HhvkMZnDnkxLyJtVXzr/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 set. 2022.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Programa de Pós-graduação em Educação - POSEDUC: mestrado em Educação. Estágio de Docência. Mossoró: UERN, 2019. Disponível em: https://propeg.uern.br/poseduc/default.asp?item=poseduc-discentes-estagio. Acesso em: 12 set. 2022.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE. Edital nº 08/2020. Mossoró/RN: UERN, 2020. Disponível em: http://portal.uern.br/wp-content/uploads/2020/06/Edital-PROUERNInclus%C3%A3oDigital.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.

VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015.

ZABALZA, Miguel Angel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento pessoal. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZIZEK, Slavoj. Pandemia: COVID-19 e a reinvenção do comunismo. Tradução de Artur Renzo. São Paulo: Boitempo, 2020.

Pubblicato

2023-02-02

Come citare

SOUZA, Allan Solano; FERNANDES, Maria Beatriz; SILVA, Mie Nakayama Dantas da. Estágio de docência no POSEDUC/UERN: contribuições na formação do professor-pesquisador. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–16.e14138, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-16.e14138. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14138. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.