Criatividade na contação de histórias
práticas educativas para a criança
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14212Parole chiave:
Criatividade, Criança e Educação infantil, Literatura, Contação de História, Práticas EducativasAbstract
Questo articolo cerca di comprendere la narrazione come un atto creativo nella pratica pedagogica per promuovere la creatività dei bambini nella cultura letteraria per il loro sviluppo nei principi della loro educazione di base. La ricerca è stata teorico-pratica, qualitativa, con un approccio del metodo fenomenologico, svolta presso il Centro di Educazione Infantile del Comune di Itajaí - SC con bambini da zero a cinque anni e undici mesi.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABRAS, F. Multidimensões de um despertar: Partes de um todo. Belo Horizonte: Editora Letramento; 1ª edição, 2019.
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. 4ª ed., São Paulo: Scipione, 1997.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra S/A, 2009.
BINNING, G. Desde o nada. Sobre a Criatividade da Natureza e do Homem. Munique: Piper Verlag, 1997.
CARDOSO, A.L.S. FARIA, M. A. A Contação de Histórias no Desenvolvimento da Educação Infantil. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v6-2016/artigo-ana-lucia-sanches.pdf. Acesso em: 21/09/2022.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2007.
DITTRICH. M.G. Arte e criatividade. Espiritualidade e cura. Blumenau: Nova Letra, 2010.
DITTRICH. M.G. Natureza e criatividade: o ensino da arte pictórica. Itajaí: UNIVALI, 2001.
DITTRICH, M.G. URIARTE NETO, Mario. Humanescer na saúde: um olhar sobre a formação universitária. In FARHAT, E.M.P.; DITTRICH, M. G. Educação e saúde. Políticas Públicas e vivências dialógicas. Itajaí: UNIVALI, 2016.
FRANKL, V. Ante el vácio existencial: hacia uma humanización de la psicoterapia. Barcelona: Editorial Herder, 1986.
FRANKL, V. Em busca de sentido. Um psicólogo no campo de concetração. São Leopoldo: Sinodal, 2008.
GAZZANIGA, M.S. The social brain: discovering the networks of the mind. New York: Basic Books, 1987.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 2006.
LONDECHAMPS, G. Saúde holística: medicina alternativa e ciências espirituais. Trad. Babacar Ba et al. São Paulo: Medras, s.d.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. De máquinas a seres vivos. Autopoiese – a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MATURANA, H; VARELA, F. De máquinas a seres vivos. Autopoiese – a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MOUSTAKAS, C. Phellomenological resesrc/llllethods. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994.
MOSCOVICI, S. As representações sociais: investigação em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2005.
NIESWIADORNY, R M. FOllndations of Imrsing rcsearclt (2nd ed.). Norwalk, CT: Appleton e Lange, 1993.
OXFORDLANGUAGES. Significado da palavra Criatividade. Disponível em: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/. Acesso em: 28/08/2022.
PAREJA, C.J.M; DITTRICH, M.G; SANTOS, A.D.O humanescer por meio da contação de história: Projeto Mãos de Vida. In DITTRICH, M.G; BRANCO, J.O; ULRICH, M.C. Diálogos sobre a vida. Política, educação, saúde e direito.. Itajaí: Univali, 2008.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho imagem e representação. 3º ed. Rio de Janeiro: LTC, 1964.
SUANNO, J.H. Por que uma escola criativa? POLYPHONÍA - Revista de Educação Básica Cepae – UFG, v. 27, n.1, jan/jun. 2016 – Goiânia – Cepae – UFG.
SANTOS. Z.C. W.N. Criança e a experiência afetiva com a natureza. 1ªed. Curitiba: Appris, 2018.
SAUVÈ, L. Viver juntos em nossa terra: Desafios contemporâneos da educação ambiental. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/8697. Acesso em: 30/08/2022.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. LED/UFSC. Florianópolis, 2000.
SILVA, J.; NAHUR, M. T. M. Educação e cultura: um diálogo entre Tomás de Aquino e Paulo Freire para os tempos atuais. Campinas: Revista Filosofia e Educação, 2020.
SUANNO, M. V. R. DITTRICH, M.G. M. M. A. P. Resiliência, Criatividade E Inovação: Potencialidades Transdisciplinares Na Educação. Goiânia: UEG/Ed. América, 2013.
TILLICH, P. Teologia sistemática. 5. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2005.
XAUSA, I. A. de M. A psicologia do sentido da vida. Petrópolis: Vozes, 1986.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).