“Parcerias” público-privadas

algumas reflexões sobre docências que se movem na Rede Municipal de Ensino de Caruaru-PE

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15096

Parole chiave:

Docência, Parcerias público-privadas, Inventividade

Abstract

Problematizamos como professores são afetados nos modos de ser docente conforme “parcerias” entre a rede pública e privada. Tratamos as parcerias a partir de Adrião e Pinheiro (2012), Adrião (2018), Peroni (2021) e inventividade com Dias (2011, 2014). As parcerias buscam instituir uma docência minimizada e emergem como dispositivo de poder sobre a escola e a docência.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ACIOLI LINS, C.; CAMPOS, D. Os modos de ser estar e os saberes fazeres da docência atravessados pelas “parcerias” público-privado na Rede Pública de Ensino Municipal do agreste de Pernambuco. Debates em Educação, 12(Esp), p. 610-623, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp610-623. Acesso em: 31/08/2022.

ADRIÃO, Theresa. DIMENSÕES E FORMAS DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, São Paulo, v. 18, n.1 p.8-28, abr. 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5692189/mod_resource/content/1/Teresa%20Adriao_Dimens%C3%B5es%20e%20Formas%20da%20Privatiza%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 29 de agosto de 2022.

BALL, Stephen J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Tradução: Celina Rabello Duarte, Maria Lucia Mendes Gomes e Vera Luiza Macedo Visockis. Revista Cadernos de Pesquisa, v.35, n. 126, p. 539-564, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-15742005000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em: 20 jul 2019.

BOMENY, Helena; PRONKO, Marcela. Empresários e educação no Brasil. Rio de Janeiro: CPDOC-FGV,2002.

BORGES, Eveline. SANTOS, Márcia C. X. LINS, Carla Acioli. Relações entre programas curriculares do setor privado e os movimentos de adesão a docência de professoras/es da rede pública municipal de Caruaru. Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (8.: 2021: Recife, PE). Anais do VIII Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (VIII EPEPE) [recurso eletrônico] / Coordenação Verônica Fernandes. Fundação Joaquim Nabuco. - Recife, PE, 2021. p. 1606 – 1619. Disponível em: encurtador.com.br/esQT6.

CARUARU. Wikipédia, a enciclopédia livre, 2022. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caruaru . Acesso em: 31/08/2022.

DIAS, Rosimere de Oliveira. Deslocamentos na formação de professores: aprendizagens de adultos, experiências e política cognitivas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Vida e resistência: formar professores pode ser produção de subjetividade? Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 3, p.415-426, jul./set.2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/pHqzmSS3Q3XPyrcQtDz77mk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 31/08/2022.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. 288p.

FOUCAULT. Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no College de france (1981-1982); edição estabelecida sob a direção de Francois Ewald e Alessandro Fontana, por Frédéric Gros; tradução Márcio Alves da Fonseca, Salma annus Muchail. – 3ª. Ed.- São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT. Michel. Microfísica do poder. Organização, 12ª ed. Introdução e revisão técnica Roberto Machado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FREITAS, Iran de Fátima. O programa Qualiescola em Caruaru, [s.d]. Disponível em: https://www.iqe.org.br/noticias/noticias_interface.php?id_noticia=339 . Acesso em: 17/07/2022.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. BNCC, agenda global e formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, vol. 13 nº 25, p. 187-201, 2019. Disponível em:<http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/995/pdf>Acesso em: 10 jan. 2020.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades: Caruaru, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/caruaru/panorama . Acesso em: 31/08/2022.

IQE. Fundamentos do Programa Qualiescola, 2022. Disponível em: https://www.iqe.org.br/programas/fundamentos_qualiescola.pdf. Acesso em: 18/07/2022.

KASTRUP, Virgínia. Conversando sobre políticas cognitivas e formação inventiva. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira..(Org.). Formação inventiva de professores. Rio de janeiro: Lamparina, 2012. p. 52-60.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o oficio de professor. Tradução: Cristina Antunes. – 1. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. (Coleção Educação: Experiência e Sentido)

MARTINS, Erika Moreira. Todos pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Editora Lamparina. 2016.

MASSCHELEIN, Jan. SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução: Cristina Antunes – 2 Ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

O INSTITUTO. Instituto Qualidade no Ensino, 2022. Disponível em: https://www.iqe.org.br/instituto/instituto.php. Acesso em: 31/08/2022.

PERONI, Vera Maria Vidal. ROSSI, Alexandre José. Lima, Paula Valim de. Diálogos sobre a relação entre o público e o privado no Brasil e América Latina / organização Vera Maria Vidal Peroni, Alexandre José Rossi, Paula Valim de Lima. – 1. ed. – São Paulo: Livraria da Física, 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/gprppe/wp-content/uploads/2021/11/Dialogos-entre-o-publico-e-o-privado_digital.pdf. Acesso em: 31/08/2022.

PROGRAMA QUALIESCOLA. Instituto Qualidade no Ensino, 2022. Disponível em: https://www.iqe.org.br/programas/programas.php. Acesso em: 31/08/2022.

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO CUMPRE AGENDA EXTERNA E PARTICIPA DE FORMAÇÕES MINISTRADAS PELO IQE E FUNDAÇÃO LEMAN. Prefeitura de Caruaru – PE, 2019. Disponível em: https://caruaru.pe.gov.br/secretaria-de-educacao-cumpre-agenda-externa-e-participa-de-formacoes-ministradas-pelo-iqe-e-fundacao-lemann/ . Acesso em: 31/08/2022.

SILVA, Givanildo da. SANTOS Inalda Maria dos. As implicações das avaliações externas nas políticas educacionais. In: Escolas e docências no contemporâneo: questões a pensar / Carla Patrícia Acioli Lins Guaraná, Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles, Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Marcia Cristina Xavier dos Santos (organizadoras) – Curitiba : CRV, 2022.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação/ Alfredo Veiga- Neto. 3.ed.;2. Reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. 160 p. – (Pensadores & Educação, 5).

Pubblicato

2023-06-05

Come citare

SILVA, Joselha Ferreira da; SANTOS, Márcia Cristina Xavier dos; LINS, Carla Patrícia Acioli. “Parcerias” público-privadas: algumas reflexões sobre docências que se movem na Rede Municipal de Ensino de Caruaru-PE. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15096, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15096. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15096. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.