Reflexões sobre o ensino de Antropologia na Educação Básica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16052

Parole chiave:

Educação Básica, Ensino de Antropologia, Sociologia

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar um debate, baseado em revisão de literatura, sobre a importância das perspectivas antropológicas no Ensino Fundamental e Médio na disciplina de Sociologia. As reflexões entendem a singularidade dessa disciplina para desnaturalizar perspectivas pré-concebidas sobre a sociedade e a cultura. Os argumentos finais apontam que o ensino de temas tradicionais à Antropologia deve ser ministrado por professores graduados em Ciências Sociais e suas contribuições na formação dos discentes da educação básica.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim, Aprendendo a Pensar com a Sociologia. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2010.

BODART, Cristiano das Neves (org.). Conceitos e Categorias fundamentais do ensino de Antropologia. 1. ed. Maceió, Al: Editora Café com Sociologia, 2021. (Coleção Conceitos e Categorias do ensino das Ciências Sociais).

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.html). Acesso em 12 de set. 2022.

BRASIL. Lei Ordinária 11.684 de 02 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 de junho de 2008.

BRASIL. Medida Provisória n° 746 de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de setembro de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DE FREITAS, Maria Cristina Leal; FRANÇA, Carlos Eduardo. História da sociologia e de sua inserção no ensino médio. MovimentAção, v. 3, n. 5, p. 39-55, 2016.

ERAS, Lígia Wilhelms; FEIJÓ, Fernanda. O universo digital no espaço das metodologias de ensino de ciências sociais/sociologia na educação básica: experiências, lacunas e perspectivas”. In: HAYDÉE CARUSO, Mário Bispo dos Santos. Rumos da Sociologia na Educação Básica: Reformas, resistências e experiências de ensino. Porto Alegre: CirKula, 2019, p. 102-115.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: origens de um diálogo. Cadernos Cedes, v. 18, p. 8-25, 1997.

INGOLD, Tim. Antropologia e/como educação/ Tim Ingold; tradução Vitor Emanuel Santos, Leonardo Rangel dos Reis. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2020. - (Coleção Antropologia).

KELSO, Jack. Teaching Anthropology: Some Strong Opinions. Teaching Anthropology: SACC Notes, v.2, n.16, p.17-22, november, 2010.

MEIRELLES, Mauro; SCHWEIG, Graziele R. Para além dos muros da Universidade: contribuições da Antropologia para a Lei 10.639/03 e o Parecer 38/06 do CNE/CEB1. Trabalho apresentado na 26ª. Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 01 e 04 de junho, Porto Seguro, Bahia, Brasil, 2008.

OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de Antropologia na formação de Professores de Ciências Sociais. Revista Café com Sociologia, v. 4, n. 2, p. 84-97, 2015.

OLIVEIRA, Rubia Machado; SILVA, Juliana Franchi. A Presença da Antropologia no Ensino Básico. Trabalho apresentado na 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 03 e 06 de agosto, Natal/RN, 2014.

PAPIM, Angelo Antonio Puzipe; MENDONÇA, Sueli Guadelupe de Lima. O impacto da BNCC no ensino de Sociologia para o Ensino Médio: o retrocesso mediante as OCN. Anais do 45º Encontro Anual da ANPOCS. Brasília, 2021.

Pubblicato

2024-10-04

Come citare

NUMMER, Fernanda Valli; SILVA, Luana Rosa da; LIMA, Adriany Souza da Silva de. Reflexões sobre o ensino de Antropologia na Educação Básica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16052, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16052. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16052. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.