O caráter político da especificidade da educação

dificuldades de aceitação de uma tese

Autori

  • Newton Duarte Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Efrain Maciel e Silva Universidade Federal de Goiás
  • Elaine Cristina Melo Duarte Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17541

Parole chiave:

Especificidade da educação., Socialização do conhecimento., Dimensão política da educação.

Abstract

A tese de Saviani sobre o caráter político da socialização do conhecimento pela escola sempre encontrou fortes resistências. Argumenta-se nesse artigo que isso decorre de visões pragmáticas, instrumentais, subjetivistas e relativistas do conhecimento.

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Pubblicato

2024-05-29

Come citare

DUARTE, Newton; SILVA , Efrain Maciel e; DUARTE, Elaine Cristina Melo. O caráter político da especificidade da educação: dificuldades de aceitação de uma tese. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17541, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17541. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17541. Acesso em: 25 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

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