ESCOLA E DESENRAIZAMENTO SOCIAL: EXPRESSÕES DA JUVENTUDE RURAL NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO DE ALAGOAS (BRASIL)

Autori

  • Manoel Valquer Oliveira Melo Professor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Campus do Sertão) Doutorando do PPG em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente - UNIARA
  • Oriowaldo Queda Professor da Universidade de Araraquara - UNIARA
  • Patrick Oliveira Silva Estudante de Ciências Econômicas - Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Campus Sertão)
  • Láudia Frankielle da Silva Nascimento Estudante de Ciências Contábeis - Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Campus Sertão)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p125

Parole chiave:

Políticas públicas. Educação do campo. Juventude rural.

Abstract

O presente artigo apresenta uma investigação que visou analisar a relação entre uma escola rural e o processo de desenraizamento social na região do semiárido de Alagoas. Objetivamos contribuir no debate sobre a Educação do Campo, procurando compreender que não deva ser pensada distanciada da Educação Urbana, e que a dicotomia urbano-rural explicita em equívocos no sistema de escolarização dos jovens do campo. A abordagem parte da questão da materialidade da Educação do Campo como alternativa contra ideológica para uma mudança qualitativa na perspectiva educacional para a juventude rural. Para qualificar a base empírica, foram aplicados 80 questionários semiestruturados e submetidos à percepção de jovens estudantes residentes do povoado São Félix em Santana do Ipanema; o anonimato de todos foi preservado. Detectamos que a política da Educação do Campo no Estado de Alagoas não ocupa espaço pedagógico na escola rural do Médio Sertão. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2018-04-29

Come citare

OLIVEIRA MELO, Manoel Valquer; QUEDA, Oriowaldo; OLIVEIRA SILVA, Patrick; DA SILVA NASCIMENTO, Láudia Frankielle. ESCOLA E DESENRAIZAMENTO SOCIAL: EXPRESSÕES DA JUVENTUDE RURAL NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO DE ALAGOAS (BRASIL). Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 125, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p125. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3844. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.