Desenvolvimento e avaliação de casos para o ensino de mecanismo de reação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p816-841

Palavras-chave:

Compostos Carbonilados, Casos, Ensino Superior

Resumo

Casos são narrativas utilizadas para ensinar e que aproximam o conteúdo ao cotidiano e/ou às situações profissionais dos alunos, conferindo-lhes um papel ativo na aprendizagem e maior capacidade de resolver problemas. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi desenvolver casos sobre mecanismos de compostos carbonilados, para uso na graduação. Livros e artigos inspiraram as temáticas para compor os casos que foram avaliados por professores universitários, via questionário. Os resultados evidenciaram que os temas selecionados foram propícios para criar narrativas e relacioná-los às reações químicas. Os docentes mencionaram que têm interesse em aplicar os casos em suas aulas e que perceberam a importância desse método para promover autonomia, contextualização e para colocar os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, não deixaram de refletir que a implementação dos casos exige tempo, habilidade docente e receptividade dos alunos, para que resulte efetiva.

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Biografia do Autor

Kellyn Maria Nebesnik, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Graduada em Química pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Mestre em Química pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

Elisa Aguayo da Rosa, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Graduada em Química pela Universidade de São Paulo – USP - São Carlos -S.P. Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo – USP - São Paulo. Doutora em Química pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

NEBESNIK, Kellyn Maria; DA ROSA, Elisa Aguayo. Desenvolvimento e avaliação de casos para o ensino de mecanismo de reação. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 816–841, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p816-841. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11299. Acesso em: 24 nov. 2024.

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