Sequência didática - resíduos sólidos

atividades lúdicas como proposta pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p186-211

Palavras-chave:

Coleta seletiva, Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Jogos educacionais

Resumo

As discussões de temas ambientais no ensino das Ciências Ambientais contribuem com a responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa abordou consumo consciente, poluição, reciclagem e coleta seletiva, apresentados em atividades de vídeos, jogo e teatro. Os resultados demonstraram que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. As atividades lúdicas como proposta pedagógica permitiram um aprendizado de forma significativa, introdução de temas da realidade dos alunos, reflexão e a ampliação da visão crítica dos mesmos.

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Publicado

2022-04-27

Como Citar

FREITAS, Carlos José Silva de; SILVA, Alineaurea Florentino; COSTA, Valéria Sandra de Oliveira. Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 186–211, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p186-211. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12058. Acesso em: 25 nov. 2024.

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