Diálogo de saberes, trabalho de tradução e intercientificidade
intersecções possíveis no ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p270-288Palavras-chave:
Diálogo de saberes, Intercientificidade, Trabalho de traduçãoResumo
Neste ensaio, temos como objetivo apresentar intersecções entre os aportes teóricos das autoras Manuela Cunha, antropóloga, e Maria Conceição de Almeida, socióloga, referentes aos diálogos de saberes possíveis entre o conhecimento tradicional e o científico, as contribuições do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, referentes ao trabalho de tradução, e a ideia de intercientificidade do antropólogo Paul Little. As reflexões apontam que são possíveis inúmeras intersecções e apresentam contribuições para pesquisas que têm como temática o uso de saberes populares no Ensino de Ciências/Química. Os aportes teóricos que fundamentam nossa discussão ponderam sobre os cuidados necessários para se trabalhar com o diálogo entre os conhecimentos tradicionais e os científicos na Educação Formal. As intersecções sinalizam caminhos plausíveis e fundamentais para fortalecer a construção de práticas pedagógicas transformadoras que valorizam todos os envolvidos e contribuem diretamente para o fortalecimento das lutas locais, evitando, com isso, a expropriação de conhecimentos, marginalização dos envolvidos e hierarquização de conhecimentos.
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