Educação para o desenvolvimento econômico

a BNC-formação como controle dos processos formativos de professores

Autores

  • Georgyanna Andréa Silva Morais Universidade Estadual do Maranhão Campus Caxias
  • Rafaela Cristina Johann
  • Júlia Malanchen

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15001

Palavras-chave:

Formação humana, Emancipação, Pedagogia Histórico-Crítica, BNC-Formação, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O artigo em questão tem por objetivo analisar as políticas de formação de professores, à luz da perspectiva histórico-crítica, com base no pressuposto da formação humana. Trata-se, de pesquisa bibliográfica e documental amparada no Materialismo Histórico-Dialético com o intuito de discutir as políticas de formação de professores, de modo específico a BCN-Formação enquanto proposta para as atuais demandas formativas. O resultado expõe convergências entre a corrente conceitual acolhida nesta investigação com as proposições curriculares da BNCC e aponta pontos de ruptura ao modelo neoliberal, mercadológico e deformativo das referidas diretrizes, com vistas à formação de professores na perspectiva de humanização dos indivíduos.

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

MORAIS, Georgyanna Andréa Silva; JOHANN, Rafaela Cristina; MALANCHEN, Júlia. Educação para o desenvolvimento econômico: a BNC-formação como controle dos processos formativos de professores. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15001, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15001. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15001. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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