Professoras alfabetizadoras carregando leitura e escrita na peneira, no contexto da pandemia e pós-pandemia de Covid-19

reflexões entre as águas do Marajó e do Pantanal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17961

Palavras-chave:

Alfabetização, Pandemia covid-19, Pós-pandemia.

Resumo

O artigo reflete sobre as vivências e experiências de professoras alfabetizadoras no contexto da pandemia e pós-pandemia de dois estados do Brasil que compõem a pesquisa nacional da rede de pesquisa em alfabetização – AlfaRede: Pará e Mato Grosso do Sul, a partir da análise de uma live. Tomou-se como procedimentos: (i) transcrição da live na íntegra; (ii) leitura flutuante; (iii) categorização em núcleos de compreensão a partir das recorrências e singularidades presentes nos relatos de cada professora que foi transcrita na íntegra e categorizada em núcleos de compreensão, apontando recorrências e singularidades presentes nos relatos de cada uma delas. Da análise empreendida, foi possível identificar elementos importantes tais como: (i) a necessidade de se reinventar, inovar, ressignificar cada ação, planejamento, intencionalidade diante dos desafios. (ii) o respeito ao desenvolvimento integral da criança, sendo explícita a clareza das professoras quanto à importância da ludicidade e à concepção de aprendizagem e de alfabetização. (iii) A literatura infantil como eixo articulador nas ações relativas à apropriação da leitura e da escrita que também se destacou tanto no período da pandemia quanto no retorno das aulas de forma presencial.  O trabalho autoral, colaborativo e coletivo permitiu um movimento dialógico e reflexivo, de cuidado com o processo de ensino e aprendizagem e com as pessoas envolvidas no percurso formativo. Reafirma-se, portanto, cada vez mais, a necessidade de potencializar o diálogo entre os(as) docentes da universidade e da escola, das secretarias estaduais e municipais de educação na garantia ao direito humano à leitura, à escrita e à literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN) com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/CPAN). Líder do Grupo de estudos e pesquisa sobre formação e práticas docentes (Forprat). Coordendora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Pedagogia e Educação Social.

Referências

ALFAREDE – Rede de Pesquisa em alfabetização, 2024. Disponível em: https://www.alfarede.net.br/. Acesso em 8 jul. 2024.

ALFABETIZAÇÃO em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia covid-19 - relatório técnico (parcial). Revista Brasileira de Alfabetização, n. 13, p. 185-201, 3 dez. 2020. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/465. Acesso em 8 jul. 2024.

BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes (org.) Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2022.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; PORTO, Gilceane Caetano. Dossiê Alfabetização e docência em tempos de pandemia. Cadernos de Educação, n. 66, 14 dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23985. Acesso em 8 jul. 2024.

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes et al. (org.). Retratos da alfabetização no pós-pandemia: resultados de uma pesquisa em rede. Curitiba: CRV, 2024.

PROFESSORAS alfabetizadoras carregando leitura e escrita na peneira no contexto da pandemia: relatos entre as águas do Marajó e do Pantanal. 2022. 1 vídeo (84 min). Publicado pelo canal You Tube, LASEA - Elizabeth Orofino, Live, 18 de novembro 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hzudkdOTRMY. Acesso em 8 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-10

Como Citar

LUCIO, Elizabeth Orofino; SOUZA, Regina Aparecida Marques de; SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento. Professoras alfabetizadoras carregando leitura e escrita na peneira, no contexto da pandemia e pós-pandemia de Covid-19: reflexões entre as águas do Marajó e do Pantanal. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17961, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17961. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17961. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.