A potencialidade interdisciplinar entre áreas do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p237-258

Palavras-chave:

Escola. Metodologia. Planejamento.

Resumo

Buscando analisar a aplicabilidade do método interdisciplinar, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica em materiais didáticos, dispostos na rede de ensino público, assim como a aplicação de questionários com alunos do ensino médio. O tema central para a interpretação de dados analíticos interdisciplinares foi a disciplina de Física, lecionada entre os anos finais do ensino fundamental e ao longo do ensino médio. Os dados obtidos mostraram que há uma ampla gama de conteúdos interdisciplinares que podem ser trabalhados desde o ensino fundamental até o médio, como a estrutura do átomo, estados físicos da matéria, temperatura e operações matemáticas. Áreas das ciências naturais que trabalham moléculas, partículas, estruturas biológicas e suas interações com o meio, estão entrelaçadas dentro das ciências exatas, humanas e linguagens. Dessa forma, tópicos contextuais trabalhados durante o processo de escolarização, emergem para o potencial interdisciplinar.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

COSTA, Alice Lemos; BARCELLOS, Suziane Alves; JARDIM, Loraine Rodrigues. A potencialidade interdisciplinar entre áreas do conhecimento. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 237–258, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p237-258. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4264. Acesso em: 25 nov. 2024.

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