As implicações do Programa Choque de Gestão para o trabalho docente na Rede Estadual Mineira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p89-105

Palavras-chave:

Intensificação. Precarização. Trabalho docente.

Resumo

A presente pesquisa visa analisar os efeitos do Programa Choque de Gestão (CG), entre 2003 e 2014, para o trabalho docente dos professores secundários da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (REE/MG). Justifica-se pelo fato de haver indícios de intensificação e precarização do trabalho docente devido às medidas deste programa de governo. O levantamento bibliográfico foi realizado por meio de buscas de artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado pelo Google Acadêmico, site de periódicos da Scielo, banco de teses da CAPES e em bibliotecas universitárias. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com 5 professores secundários da REE/MG. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Os resultados apontaram a existência de meritocracia, performatividade, proletarização, intensificação e precarização no trabalho docente na REE/MG. Entre as considerações finais, constatou-se que as medidas do programa CG, nas três gerações, provocaram uma intensificação e precarização do trabalho docente na REE/MG em virtude das condições de trabalho dos professores secundários, como a responsabilização por resultados, a má remuneração e a sobrecarga de trabalho.

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Biografia do Autor

Adelino Francklin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Graduado em História pelo UNIFEG e Filosofia pela UFLA. É coordenador do curso de História da UEMG.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

FRANCKLIN, Adelino. As implicações do Programa Choque de Gestão para o trabalho docente na Rede Estadual Mineira. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 89–105, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p89-105. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4392. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"

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