O conceito de leitura na BNCC do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.55-68Palavras-chave:
Leitura, Base Nacional Comum Curricular, Ensino FundamentalResumo
Este artigo tem por objetivo analisar o conceito de leitura na versão homologada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental Anos Finais tendo em vista a perspectiva teórica assumida pelo documento. A pesquisa que dá origem a este artigo é de natureza qualitativa e foi desenvolvida através das referências para análise de conteúdo apresentada por Moraes (1999) e sobre estudo de documentos (SÁ-SILVA et al, 2009). O corpus é formado pelas seções da BNCC referentes à área de linguagens do Ensino Fundamental Anos Finais. A fundamentação teórica consiste numa revisão dos conceitos e reflexões em torno da leitura a partir de contribuições de Cafiero (2005), Fuza (2010), Garcez (2000), Gough (1990), Kleiman (2013), Leffa (1996), Kato (1985) e Rojo (2002). A análise de dados está organizada em duas partes. Na primeira, através de informações explícitas no documento, identificamos a perspectiva teórica assumida, e, na segunda, a partir de indícios linguísticos, inferimos o conceito de leitura do documento. Por fim, nas considerações finais, cotejamos esses dois achados em busca da coerência entre ambos. Os resultados apontam para uma o entendimento da leitura como uma atividade complexa, interativa, social e discursiva, a partir de situações reais que envolvam práticas leitoras.