Refletindo sobre um curso preparatório para o exame Celpe-Bras: promoção de ações políticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.192-208

Palavras-chave:

Português Língua Estrangeira. Políticas linguísticas. Celpe-Bras. Relatos.

Resumo

Neste artigo propomos registrar e compartilhar reflexões sobre experiências de professor e alunos, por meio de relatos escritos, sobre o processo de elaboração, planejamento e aplicação de um curso preparatório para o exame de proficiência Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) realizado em uma universidade pública estadual do interior paulista e destinado a alunos estrangeiros interessados em conhecer e/ou realizar o exame.  As reflexões apresentadas no decorrer do trabalho dão destaque à importância de se articular o tripé acadêmico – ensino, pesquisa e extensão – para a formação do graduando em Letras em situação de atuação como professor na área de ensino e aprendizagem de línguas, especificamente de Português Língua Estrangeira (PLE). No atual contexto de globalização, internacionalização e transnacionalização das línguas e países – por fatores econômicos, políticos e sociais (de mercado e Estado) –  é mister reconhecer o trabalho do professor e a preparação dos alunos para o referido exame como uma ação política relacionada ao conceito de políticas linguísticas de promoção da língua portuguesa para além dos limites territoriais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nildicéia Aparecida Rocha, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara - FCLAr Universidade Estadual Paulista - UNESP

Livre Docente em Português Língua Estrangeira(PLE) pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, em 2018. É professora junto ao Departamento de Letras Modernas e da Pós-graduação em Línguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, de Araraquara (SP). Pós-doutora em Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, realizado na Universidad de Sevilla, Espanha (2014-2015). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp, câmpus de Araraquara (SP), Mestre em Estudos Literários também pela Unesp de Araraquara, pós-graduada em Língua, Literatura e Ensino de Língua Espanhola pela Unioeste de Foz do Iguaçu (PR), pós-graduada em "Docencia Universitaria" pela Universidad Nacional de Misiones, UNaM (Argentina), licenciada em Letras Português e Inglês pela Unesp de São José do Rio Preto (SP) e licenciada em Letras Português e Espanhol pela Facemed (Faculdade de Medianeira, PR). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (GPEALE). Atua nas áreas de Análise de Discurso, Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, especialmente de Português e Espanhol como Língua Estrangeira. Autora de diversas publicações nacionais e internacionais. Membro de Corpo Editorial da Revista EntreLínguas (FCLAr/UNESP). Representante titular da Unesp no "Nucleo Disciplinario" PELSE (Português e espanhol língua estrangeira e segunda língua), na AUGM. Coordenadora da Rede de Pesquisa Internacional - CAPES/Printi, intitulada Ensino e aprendizagem de Português e Espanhol Línguas Estrangeiras: interfaces.

Cintia do Nascimento Severino, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestra em Linguística e Língua Portuguesa (bolsa CAPES), UNESP/FCLAr. Graduada em Bacharelado e Licenciatura Plena em Letras (Português/ Espanhol) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP / FCLAr), Campus de Araraquara. Foi bolsista de iniciação científica no Programa Sem Bolsa (ISB)/UNESP (pesquisa sobre o estatuto da gramática no ensino do Português Língua Materna), de janeiro/2014 a julho/2014 . Atuou como bolsista no Projeto de Extensão "Ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) para estrangeiros" (PROEX / UNESP), no período de março/2013 a dezembro/2016. Participou do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades de mobilidade acadêmica na Universidade de Santiago de Compostela - Espanha, de janeiro/2017 a junho/2017. Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC)/CNPq, de agosto/2017 a março/2018. É Avaliadora no Exame Celpe-Bras desde 2019, tendo atuado como Avaliadora-Observadora. Interessa-se por Linguística, Ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) e Ensino de Espanhol Língua Estrangeira (ELE).

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

ROCHA, Nildicéia Aparecida; NASCIMENTO SEVERINO, Cintia do. Refletindo sobre um curso preparatório para o exame Celpe-Bras: promoção de ações políticas. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 192–208, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.192-208. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10988. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)

Artigos Semelhantes

<< < 38 39 40 41 42 43 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.