Refletindo sobre um curso preparatório para o exame Celpe-Bras: promoção de ações políticas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.192-208Palavras-chave:
Português Língua Estrangeira. Políticas linguísticas. Celpe-Bras. Relatos.Resumo
Neste artigo propomos registrar e compartilhar reflexões sobre experiências de professor e alunos, por meio de relatos escritos, sobre o processo de elaboração, planejamento e aplicação de um curso preparatório para o exame de proficiência Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) realizado em uma universidade pública estadual do interior paulista e destinado a alunos estrangeiros interessados em conhecer e/ou realizar o exame. As reflexões apresentadas no decorrer do trabalho dão destaque à importância de se articular o tripé acadêmico – ensino, pesquisa e extensão – para a formação do graduando em Letras em situação de atuação como professor na área de ensino e aprendizagem de línguas, especificamente de Português Língua Estrangeira (PLE). No atual contexto de globalização, internacionalização e transnacionalização das línguas e países – por fatores econômicos, políticos e sociais (de mercado e Estado) – é mister reconhecer o trabalho do professor e a preparação dos alunos para o referido exame como uma ação política relacionada ao conceito de políticas linguísticas de promoção da língua portuguesa para além dos limites territoriais.Downloads
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Publicado
2020-12-15
Como Citar
ROCHA, Nildicéia Aparecida; NASCIMENTO SEVERINO, Cintia do. Refletindo sobre um curso preparatório para o exame Celpe-Bras: promoção de ações políticas. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 192–208, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.192-208. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10988. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)