A leitura de fábulas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo

Autores

  • Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin UFC
  • Renata Uchoa Bezerra Secretaria de Educação do Município de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.83-98

Palavras-chave:

Leitura. Fábula. Interacionismo sociodiscursivo.

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta interacionista de aula de leitura (XXXXX, 2017) com foco no gênero de texto fábula. As etapas da aula de leitura estão articuladas com as concepções interacionistas de leitura e se alinham ao quadro teórico Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). O nosso objetivo é discutir as contribuições da Linguística Aplicada, para a prática de leitura de fábulas. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada em sala de aula de língua portuguesa, em uma turma da Educação Básica. Os dados foram gerados a partir de uma sequência de atividades pedagógicas cujo alvo era o contexto de produção, os elementos linguístico-discursivos e os elementos discursivos.  Os resultados mostraram um avanço significativo na compreensão do texto. A conclusão da pesquisa apresenta a necessidade de planejar a aula de leitura para obter um melhor desempenho dos estudantes.


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Publicado

2020-12-15

Como Citar

LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; BEZERRA, Renata Uchoa. A leitura de fábulas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 83–98, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.83-98. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11067. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)

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