Artivismo de gênero: discursos de/sobre a mulher no “feminejo”

Autores

  • Débora Massmann Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-3401-2291
  • José Weverton F. S da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Jaciele Nunes Batista Universidade Federal de Alagoas
  • Jéssica de Jesus Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202169.343-355

Palavras-chave:

análise de discurso, gênero, artivismo, feminejo

Resumo

A partir de uma perspectiva discursiva, neste artigo, produzimos um batimento constante entre condições de produção e memória discursiva e analisamos as letras de duas músicas que compõem o movimento artivista chamado feminejo. De acordo com as análises, foi possível verificar que as músicas em estudo colocam em funcionamento um discurso de/sobre a violência contra a mulher que (re)produz a memória discursiva do machismo, da misoginia e da dominação. Analisando ainda as condições de produção dessa discursividade, compreendemos que há sempre possibilidade de rupturas e de fissuras que colocam em circulação outros/novos sentidos de/sobre a mulher.

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

MASSMANN, Débora; DA SILVA, José Weverton F. S; BATISTA, Jaciele Nunes; SANTOS, Jéssica de Jesus. Artivismo de gênero: discursos de/sobre a mulher no “feminejo”. Revista Leitura, [S. l.], n. 69, p. 343–355, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202169.343-355. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11983. Acesso em: 14 ago. 2024.

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