Realidade, experiência e discurso: repensando a noção sociossemiótica de contexto à luz de uma perspectiva vygotskiana
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.125-139Palavras-chave:
Linguística Sistêmico-Funcional, Contexto, Vygotsky, Experiência, PerezhivanieResumo
O objetivo precípuo deste artigo é discutir a noção de contexto esposada pela Linguística Sistêmico-Funcional e, diante de seus problemas, propor o esboço de uma interpretação de contexto alternativa: o modelo trinitário de contexto. Tal conceituação tem como fundamento um diálogo entre a reflexão vygotskiana sobre a experiência como o eixo central da vida psicológica e a doutrina sociossemiótica acerca das variáveis contextuais (Halliday, 1994). Com esse objetivo em lente, após expormos os alicerces teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional, discutiremos a definição de contexto advogada por essa escola. Em seguida, explicitamos os principais problemas e contradições da compreensão objetivista e superveniente esposada no modelo de representação da linguagem da Linguística Sistêmico-Funcional. Finalmente, ancorado nas reflexões de Vygotsky (1994) sobre a ideia de experiência (perezhivanie), defendemos o esboço do modelo trinitário de contexto, entendido como uma forma mais coerente de conceber os componentes extralinguísticos da linguagem em sua inter-relação com o significado e a materialidade da língua.
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