Estratégias maternas durante a atividade de atenção conjunta em díades surdas

Autores

  • Claudiane Silva Soares Universidade Federal da Bahia
  • Elizabeth Reis Teixeira Universidade Federal da Bahia
  • Nanci Araújo Bento Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.100-113

Palavras-chave:

Estratégias maternas, Atenção conjunta, Díades surdas, Aquisição da linguagem

Resumo

Este artigo tem como escopo apresentar estratégias utilizadas por mães surdas durante a atividade de atenção conjunta com seus filhos surdos, evidenciando a importância dessas estratégias e sua relação com o processo de aquisição da linguagem de crianças surdas. Repousa numa concepção socioantropológica da surdez, numa perspectiva multimodal da linguagem e numa visão Sociointeracionista de aquisição da linguagem. Para realizá-la, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo como referencial teórico Ávila-Nóbrega e Cavalcante (2012a) Ávila-Nóbrega (2018), Meier (2006), Vaz da Silva (2012) e Lieberman Hatrak e Mayberry (2014). Espera-se que este trabalho contribua para a formação de linguistas, pedagogos e fonoaudiólogos bilíngues (Libras/Português), como também, ser útil para pais com filhos surdos. Com esta pesquisa, foi evidenciado que as estratégias maternas são importantes para andaimar a inserção do infante na atenção conjunta e na linguagem. Elas são importantes à curto prazo, a fim de conseguir e manter a atenção dos infantes durante as atividades de atenção conjunta e à médio e longo prazo ao promover a aquisição e ampliação lexical e ao estimular a criança à coordenar sua atenção, apresentando a ela os padrões de funcionamento da interação numa língua visual e possibilitando o engajamento na mesma.

Palavras-chave: Estratégias maternas. Atenção conjunta. Díades surdas. Aquisição da linguagem

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Biografia do Autor

Claudiane Silva Soares, Universidade Federal da Bahia

Professora Auxiliar-II do Instituto de Letras da UFBA. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia- UFBA, com especialização em Libras pela Faculdade Visconde de Cairu.

Elizabeth Reis Teixeira, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação - Licenciatura em Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado M. A. em Lingüística pela University of Kansas (1975), mestrado M. Phil. em Fonética e Lingüística pela University of London (1980), e Doutorado - Ph. D. em Fonética e Lingüística pela University of London (1985). Fez seu estágio de Pós-Doutoramento na Univeristy of Texas, em Austin durante o ano de 1997. Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Atua como consultor da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN), e pertence ao corpo de pareceristas da Pró-Fono Revista de Atualização Científica, da Revista Intercâmbio, e da Revista Baiana de Saúde Pública (RBSP). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolingüística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: aquisição da fonologia e do léxico do português, fonologia do português brasileiro, aquisição da linguagem, patologias da linguagem e da fala e estudos surdos. Coordenou o Pólo UFBA do Curso de Licenciatura e Bacharelado LETRAS LIBRAS.. Coordenou o Polo UFBA do Curso de Licenciatura e Bacharelado LETRAS LIBRAS. Coordena Núcleo de Apoio à inclusão da Pessoa com Necessidades Especiais (NAPE), ligado a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE) da UFBA. Coordena o Polo UFBA do Curso de Graduação EAD Pedagogia Bilíngue em convênio MEC/INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Nanci Araújo Bento, Universidade Federal da Bahia

Estágio Pós-doutoral em andamento sobre narrativas de mulheres negras surdas: encruzilhadas e atravessamentos-Linha de Pesquisa: Letramento, Identidade e Formação de Educadores pelo Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural da Universidade Estadual da Bahia(UNEB). Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores(de) Surdos (GPFPS) no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). . Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia,contemplada com a Bolsa CAPES. No Doutorado realizou a investigação para a adaptação e validação do protocolo palavras e gestos para a Língua Brasileira de Sinais através do CDI- MacArthur Communicative Development Inventory for American Sign Language - uma ferramenta para medir o desenvolvimento inicial do vocabulário de crianças surdas adquirindo a Língua Americana de Sinais. Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Bahia. Pós Graduada em Metodologia do Ensino Superior e Língua Brasileira de Sinais. Tem graduação em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira pela Universidade Católica do Salvador (2000).Pertence ao quadro efetivo do corpo docente do Governo do Estado da Bahia -Ensino Fundamental e Médio. Trabalhou como tutora da Universidade Federal de Santa Catarina no Curso de Licenciatura em Letras Libras- Pólo UFBA/UFSC no ano de 2006 até 2010. Atuou com coorientadora de TCC no Curso de Bacharelado em Letras Libras- Polo UFBA/UFSC. É professora de Língua Portuguesa como L2 para crianças e adolescentes surdos escola para surdos na cidade de Salvador. no Centro de Atendimento ao Surdo CAS Wilson Lins. Autora do material didático de Libras para os Cursos de Licenciatura na modalidade EAD da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Em 2015 o material teve sua qualidade reconhecida pela Comissão Técnica de Biblioteconomia pela Portaria CAPES n 117/2010, que o selecionou para ser utilizado na oferta da disciplina LIBRAS, integrante do Projeto Pedagógico do Curso Nacional de Bacharelado em Biblioteconomia na Modalidade de Educação à Distância (BibEAD). Multiplicadora da LIBRAS, certificada pelo Programa Interiorizando a LIBRAS, promovido pela Federação Nacional de Educação e Integração do Surdo -FENEIS (RJ). Integrante dos grupos de pesquisa PROAEP da UFBA. Integrante dos grupos de pesquisa PROAEP da UFBA ,Observatório de Português Língua Estrangeira/ Segunda Língua (ObsPLE-PL2), Grupo de Pesquisa Formação de Professores(de) Surdos (GPFPS) . Coordenadora do Curso de Extensão ?Em Pretas Mãos: a constituição dos sinais e o contexto étnico racial brasileiro? e Curso ? Decolonialidade e Interculturalidade no ensino aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para surdas e ambos parte integrante do Semestre Suplementar da Universidade Federal da Bahia- Resolução n° 01/2020. Coordenadora do Projeto de Pesquisa?Entre Vistas: A Navegação Híbrida Bilíngue/Bicultural/Bimodal nas Múltiplas Linguagens para o Ensino da Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos. Áreas de interesse: Línguas , Português Língua Estrangeira/Segunda Língua. Literaturas e Culturas Contemporâneas, Interseccionalidade entre raça, surdez e gênero. Ensino de Segunda e Terceira língua Língua Para Surdos e surdas. Ensino da Libras. Inclusão e acessibilidade.

Referências

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

SILVA SOARES, Claudiane; REIS TEIXEIRA, Elizabeth; ARAÚJO BENTO, Nanci. Estratégias maternas durante a atividade de atenção conjunta em díades surdas. Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 100–113, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.100-113. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16902. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

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