(Re)leituras da formação de professores no grupo de pesquisa LET com lentes da contemporaneidade

Autores

  • Cátia Veneziano Pitombeira UFAL - FALE
  • Sérgio Ifa UFAL
  • Christiane Batinga Agra IFAL

Palavras-chave:

Auto-heteroecoformação. Programa Idiomas sem Fronteiras. Abordagem-Hermenêutico-Fenomenológica

Resumo

Este manuscrito objetiva apresentar e discutir as reflexões teóricas e metodológicas de um projeto do Grupo de Pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET/FALE/CNPq), que investiga a formação de professores e o ensino de língua inglesa como língua adicional na Universidade XXXX. A base teórica do estudo está na epistemologia da complexidade de Edgar Morin (2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2015), que propõe a integração dos saberes fragmentados e a consideração da imprevisibilidade e instabilidade como constitutivas da vida. Adota-se também o conceito de auto-heteroecoformação de Freire e Leffa (2013), que considera a formação de professores como um processo contínuo. Metodologicamente, a pesquisa utiliza a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (AHFC) para descrever e interpretar as experiências de formação dos professores em formação inicial (PFI) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). A partir de registros textuais dos PFI, identificaram-se temas como iluminações, auto-imagem e enfrentamento, revelando momentos de descoberta, reflexão e atitudes diante de desafios. Os resultados indicam que a auto-heteroecoformação proporciona uma formação integral dos PFI, que se mostram confiantes e preparados para lidar com a complexidade do ensino contemporâneo. Conclui-se que a articulação entre teoria e prática, mediada pela complexidade, é fundamental para a formação de professores críticos e reflexivos.

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Biografia do Autor

Cátia Veneziano Pitombeira, UFAL - FALE

Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, ambos na linha de pesquisa de Linguagem, Tecnologia e Educação. Graduada em 1992 em Letras: Português/Inglês com habilitação em Tradução e Interpretação pela Faculdade Ibero-americana e em 1993 em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pelo Instituto Metodista de Ensino Superior.  Professora efetiva de Linguística aplicada e ensino de língua inglesa na Universidade Federal de Alagoas na FALE.

Sérgio Ifa, UFAL

Doutor em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Professor do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura e da graduação em Letras Inglês da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Líder do grupo de pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET/FALE/CNPq).

Christiane Batinga Agra, IFAL

Doutora em Linguística Aplicada pela UFAL. Professora do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. Membro do grupo de pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET/FALE/CNPq).

Referências

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

PITOMBEIRA, Cátia Veneziano; IFA, Sérgio; AGRA, Christiane Batinga. (Re)leituras da formação de professores no grupo de pesquisa LET com lentes da contemporaneidade. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 78–93, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17981. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

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