Análise linguística, ensino e formação em contextos multilíngues: reflexões à luz da Sociolinguística e dos Estudos Dialógicos da Linguagem

Autores

  • Maridelma Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Foz do Iguaçu
  • Mariangela Lunardelli Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Estudos Dialógicos da Linguagem. Sociolinguística. Contextos Multilíngues. Gêneros discursivos

Resumo

O Grupo de Pesquisa Análise Linguística, Ensino e Formação (ALEF)/CNPq foi criado com três objetivos: i) trabalhar aspectos linguísticos (em níveis lexicais, semânticos, morfossintáticos, de variação); ii) propor didatizações (materiais didáticos, metodologias de análise linguística, leitura, escrita, produção e refacção textuais); iii) oferecer formação continuada a professores da educação básica. Para este artigo, selecionamos seis pesquisas já realizadas e concluídas, as quais perpassam esses objetivos. As metodologias utilizadas são todas de abordagem qualitativa, de natureza básica e/ou aplicada, com procedimentos que variam desde pesquisa bibliográfica e documental a pesquisas de campo – levantamento, etnográfica, estudo de caso, pesquisa-ação. Duas teorias-chave são condutoras das análises: a Sociolinguística, a partir de Labov, e os Estudos Dialógicos da Linguagem, via Círculo de Bakhtin. Sobre as pesquisas aqui discutidas, sintetizamos os resultados em três considerações: i) a carência do conhecimento e aplicação da teoria Sociolinguística por docentes e pela educação básica de forma geral; ii) a concretização de configurações de diversos gêneros do discurso e suas didatizações em sala de aula; e iii) a proposição urgente de políticas públicas educacionais voltadas para acolhimento de (i)migrantes nas escolas da educação básica em Foz do Iguaçu - PR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maridelma Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Foz do Iguaçu

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de Foz do Iguaçu e do  Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa e Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”,  CAr.. Líder do Grupo de Pesquisa Análise Linguística, Ensino e Formação (ALEF) (Capes/CNPq). 

Mariangela Lunardelli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, atuando na graduação – no Curso de Letras; e na pós-graduação – no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Pela mesma universidade, é Mestre em Letras e graduada em Letras Português-Francês. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Análise Linguística, Ensino e Formação (ALEF) (Capes/CNPq) e coordenadora do projeto de pesquisa “Práticas de linguagem, ensino e formação de professores em contextos multilíngues: estudos sociolinguísticos e dialógicos”.

Referências

ACOSTA PEREIRA, Rodrigo. A prática de análise linguística/semiótica de base dialógica: reflexões para leitores iniciantes. São Carlos: Pedro & João, 2022.

ALVES, Nilda. A aula: redes de práticas – processos cotidianos de ensinar e aprender. Rio de Janeiro: UERJ (tese de titular), 2000.

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

BAKHTIN, Mikhail M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, [194-] 2013.

BAKHTIN, Mikhail M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail M. Os gêneros do discurso. São Paulo: 34, [1952-1953] 2016.

BARROS, Elissandra F. C. Rios. Uma proposta didática do gênero discursivo haicai brasileiro infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2023.

BORTONI-RICARDO, Stellla Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? – sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola, 2005.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 25.05.24.

CAVALCANTI, Marilda C.; MAHER, Terezinha M. Diferentes Diferenças: desafios interculturais na sala de aula. Campinas, SP: CEFIEL/MEC, 2009.

COSTA-HÜBES, Terezinha da C.; ACOSTA PEREIRA, Rodrigo. Prática de análise linguística/semiótica nas aulas de língua portuguesa: o que ainda precisamos discutir? Letras, Santa Maria, v. 32, n. 64, p. 23-23, jan./jun. 2022.

DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, Lígia M. DUARTE, Newton. (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FREITAS, Anna Flávia L. A variação linguística nas aulas de língua portuguesa: um estudo à luz da sociolinguística educacional. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2022.

GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago N.; MARTINS, Lígia M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

GERHARDT, Ana Flávia L. M. Concepções de aprendizagem na BNCC: Bases ideológicas e efeitos no ensino de português. In: GERHARDT, Ana Flávia L. M.; AMORIM, Marcel Alvaro de. (Org.). A BNCC e o ensino de línguas e literatura. Campinas: Pontes, 2019.

LABOV, William. Sociolinguistics patterns. Pennsylvania: University of Pennsylvania Press,1972.

LADSON-BILLINGS, Gloria. But that’s just good teaching! The case for Culturally Relevant Pedagogy. Theory into practice. The Ohio State University, Vol 34, no 3, p. 159-166, 1995.

LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth. O pensamento curricular no Brasil. In: LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2010.

LUNARDELLI, Mariangela G. Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai. Curitiba/PR: Appris, 2020.

LUNARDELLI, Mariangela G. Três gotas de poesia: a prática de análise linguística em uma proposta didática com o gênero haicai brasileiro infantil. In: ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; COSTA-HÜBES, Terezinha da C. (Org.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João, 2021. p. 483-519.

MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 1530-1555, 2014.

MACEDO, Elizabeth. “A base é a base”. E o currículo o que é? In: AGUIAR, Márcia Ângela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes (Org.). A BNCC na contramão do PNE 2014–2024: avaliação e perspectivas. (Livro Eletrônico). Recife: ANPAE, 2018.

MALANCHEN, Julia. A Pedagogia Histórico-Crítica e o Currículo: para além do multiculturalismo das políticas curriculares nacionais. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Araraquara: Universidade Estadual Paulista, 2014.

MARTELOTTA, Mário Eduardo. Mudança linguística: uma abordagem baseada no uso. São Paulo: Cortez, 2011.

MENDES, Paula Marina. O gênero discursivo convite de casamento: configuração e proposta didática para aulas de Língua Portuguesa. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ensino), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2022.

MOITA-LOPES, Luiz Paulo. Lingüística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA-LOPES, Luiz Paulo (Org.). Por uma lingüística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 85-107.

NASCIMENTO, Kelin R. B. do. “Na escola sou brasileiro e lá em casa sou árabe”: a escola pública iguaçuense nos interstícios das línguas e culturas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2023.

PEIXOTO, Aline Josiane A. M. Identidades e Fronteiras: vivências e cotidiano em ambiente escolar de Foz do Iguaçu. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Política Linguística: do que é que se trata, afinal? In: NICOLAIDES, Christine et al. (Org.). Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes, 2013. p. 19-42.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Reforma curricular e ensino. In: GERHARDT, Ana Flávia L. M.; AMORIM, Marcel A. de (Org.). A BNCC e o ensino de línguas e literatura. Campinas: Pontes, 2019.

RAMOS, Marise N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Maria Elena Pires. “Portunhol Selvagem”: translinguagens em cenário translíngue/transcultural de fronteira. Gragoatá, Niterói, v. 22, n. 42, p. 523-539, jan.-abr. 2017.

SILVA, Tomaz Tadeus da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

TARALLO, Fernando. A Pesquisa Sociolinguística. 8. ed. São Paulo: Ática, 2007.

VEBER, Rosa Maria F. O ensino de língua portuguesa no contexto multilíngue de Foz do Iguaçu: uma proposta didática. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2024.

VOLÓCHINOV, Valentin N. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, [1929] 2017.

VOLÓCHINOV, Valentin N. A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica. In: VOLÓCHINOV, Valentin N. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, [1926] 2019.

WEINREICH, Uriel; LABOV, William; HERZOG, Marvin I. Fundamentos empíricos para uma teoria da Mudança Linguística. Tradução de Marco Bagno. Revisão Técnica de Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola, 2006.

ZWIRTES, Polyana. A base nacional curricular - uma análise à luz da sociolinguística educacional. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.

Downloads

Publicado

2024-12-14

Como Citar

MARTINS, Maridelma; LUNARDELLI, Mariangela. Análise linguística, ensino e formação em contextos multilíngues: reflexões à luz da Sociolinguística e dos Estudos Dialógicos da Linguagem. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 260–275, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18053. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

Artigos Semelhantes

<< < 45 46 47 48 49 50 51 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.