Produzindo conhecimentos sobre práticas docentes: olhares plurais a partir de pesquisas do GIFOP/UFAL/CNPq

Autores

  • Lúcia de Fátima Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Lígia dos Santos Ferreira Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Jordânia de Araújo Souza Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave:

Produção de conhecimentos interdisciplinares, Linguagem e Sociedade, Formação Docente, Práticas escolares

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo apresentar discussões acerca do modo como concebemos a produção de conhecimentos científicos sob uma perspectiva interdisciplinar no âmbito de um grupo de pesquisa denominado XXX, formado por pesquisadores/as de diferentes áreas, que compreendem as relações entre sujeito e linguagem intrinsecamente vinculadas às questões sociais. Embora o referido grupo adote como enfoque principal a formação docente, as discussões não se restringem à análise desse tema dissociado de aspectos que permeiam às práticas de ensino e aprendizagem, sobretudo relacionados aos grupos mais socialmente vulneráveis, que são invisibilizados, observando o modo como se apropriam da língua/linguagem, visando a mobilizar a produção responsiva de conhecimentos científicos às práticas escolares com a atuação efetiva dos participantes a fim de promover o tratamento de questões concernentes à reparação social, como ilustram pesquisas realizadas por esse grupo. Para isso, ancoramos as discussões em Bakhtin, Fanon, Moita Lopes, André, Thiollent, entre outros/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia de Fátima Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Linguística , mestra em Letras e graduada em Letras-Português pela UFAL, realizou estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada na Unicamp e na UnB. Professora Associada do Curso de Letras da UFAL e Líder do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa (GIFOP). 

Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutor e pós-doutor em Linguística. Professor efetivo de Língua Portuguesa e de Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Maceió. Professor Permanente no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), Campus Benedito Bentes. Líder do Grupo de Pesquisa DIGENERI (CNPq/Ifal) e membro do GIFOP (CNPq/Ufal). 

Lígia dos Santos Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Estudos Literários, mestra em Literatura Brasileira, licenciada em Filosofia (UFAL), bacharelanda do curso de Direito. Professora Associada do Curso de Letras-Libras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ex-Diretora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABi/UFAL), ex-Coordenadora do Consórcio Nacional de Neabs, Neabis e Neabis grupos correlatos (CONNEABS) da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).

Jordânia de Araújo Souza, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada e mestra em Ciências Sociais (UFCG), doutora em Antropologia (UFPE). Professora Adjunta do Centro de Educação da UFAL e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAL. Membro do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores/as e Pesquisa (GIFOP/CNPq) e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Memória, Identidade e Território (GPMIT/CNPq). 

Referências

ANDRÉ, Marli. Elisa D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2012.

BAKHTIN, Mikhail/VOLOSHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. de M. Lahud e Y. F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 1992.

BAKHTIN, Mikail. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikail. Por uma filosofia do ato responsável. Trad. de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Pedro e João Editores, 2010.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Trad. Lucie Didio. Brasília: Liber Livro, 2002.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Repensando a pesquisa participante. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1999.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O.U., 10 jan. 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BARBOSA, Lúcia. Ensino-aprendizagem de português e acolhimento de crianças imigrantes recém-chegadas em Brasília (Distrito Federal). In: OSÓRIO, Paulo; SIMÕES, Darcilia; ROSA, Maria Carlota. (org.). Da Constituição Histórica do Português ao seu Ensino. Estudos de Linguística Portuguesa. Rio de Janeiro, Dialogarts, v. 1, p. 99-112, 2017.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera M. (Orgs.) Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2014.

DAUSTER, Tânia; TOSTA, Sandra P.; ROCHA, Gilmar (org.) Introdução. In: Etnografia e educação: culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 7. ed. Traduzido por Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2002.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Letramento Racial Crítico através de narrativas autobiográficas: com atividades reflexivas. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2015.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FONSECA, Claudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Rev. Bras. Educ. [online], n.10, p.58-78, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2021.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

GUSMÃO, Neusa. Antropologia e educação: um campo e muitos caminhos. Linhas Críticas, v. 21, n. 44, p. 19-37, 2015.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. de Tomaz Tadeu e Silva e Guacira Lopes Louro. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: Investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro, 2008.

INGOLD, Tim. Chega de etnografia! A educação da atenção como propósito daantropologia. Educação, v. 39, n. 3, p. 404–411, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21690. Acesso em: 13 jul. 2024.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

KLEIMAN, Angela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre as práticas da escrita. 7. ed. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

LADSON-BILLINGS, G.; TATE, W. Towards a critical race theory of education. Teachers College Record, v. 97, n. 1, p. 47-67, 1995.

LOPEZ, Ana Paula; DINIZ, Leandro Rodrigues. Iniciativas jurídicas e acadêmicas brasileiras para o acolhimento de imigrantes deslocados forçados. Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira - SIPLE, v. 9, p. 16-28, 2018.

MALINOWSKI, Bronislaw Kasper. Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato de empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. Trad. de Anton P. Carr e Lígia Aparecida Cardieri Mendonça. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 8.ed. Trad. de Maria D. Alexandre e Maria Alice S. Dória. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Contemporaneidade e construção de conhecimento na área de estudos lingüísticos. Scripta, v. 7, n. 14, p. 159-171, 2004.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Por uma Linguística Aplicada (in)disciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Estudos queer em linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2022.

OLIVEIRA, Amurabi. Algumas pistas (e armadilhas) na utilização da Etnografia na Educação. Revista Educação em Foco, ano 16, n. 22, p. 163-183, 2013.

OLIVEIRA, Edluza Maria Soares de; SOUZA, Jordânia de Araújo. Desafios para a permanência de estudantes ciganos na escola: um olhar sobre a experiência em uma escola de Penedo/AL. Revista de Estudos e Investigações Antropológicas, v. 7, n. 1, p. 1-22, 2020.

OLIVEIRA, Edluza M. Soares de; SOUZA, Jordânia de A. Souza. Desafios para a permanência de estudantes ciganos na escola: um olhar sobre a experiência em uma escola de Penedo/AL. Revista de Estudos e Investigações Antropológicas, v. 7, n. 1, p. 1-22, 2020.

OLIVEIRA, Elizabeth de Souza; LUCINI, Marizete. O pensamento decolonial: conceitos para pensar uma prática de pesquisa de resistência. Boletim Historiar, v. 8, n. 1, p. 97-115, jan./mar. 2021.

PEIRANO, Mariza. Etnografia, ou a teoria vivida, Ponto Urbe [Online], São Paulo, n. 2, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.4000/pontourbe.1890. Acesso em: 13 jul. 2024.

PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, v. 20, n. 42, p. 377-391, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-71832014000200015. Acesso em: 13 jul. 2024.

PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/9HMYtvM7bpRtzLv6XyvwBxw/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 11 ago. 2024.

ProAcolher –Português como Língua de Acolhimento. Disponível em: https://proacolherunb.wixsite.com/proacolher. Acesso em: 13 de ago. 2024.

ROSISTOLATO, Rodrigo. ‘Você sabe como é, eles não estão acostumados com antropólogos!’: uma análise etnográfica da formação de professores. Pró-Posições, v. 24, n. 2, p. 41-54, 2013.Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73072013000200004. Acesso em: 13 jul. 2024.

ROSISTOLATO, Rodrigo. A liberdade dos etnógrafos em educação e seu mosaico interpretativo. Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 26, jan/abr 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20500/rce.v13i26.17153. Acesso em: 13 jul. 2024.

SANTOS, Lúcia de Fátima. Letramentos de refugiados e imigrantes no ProAcolher: reexistência, acolhimento linguístico-cultural e identidades étnico-raciais. Relatório de estágio pós-doutoral. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Federal de Brasília, 2022.

SANTOS, Ynaê Lopes dos. Racismo brasileiro: uma história da formação do país. São Paulo: Todavia, 2022.

SANTOS, Maria Alice dos. Decolonizando o ensino de literatura na escola: adoção de práticas de letramento racial crítico a partir de contos de autoras negras brasileiras. 2024. 135f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal de Alagoas, UFAL, 2024.

SOUZA, Ana Lúcia. Letramentos de reexistência: culturas e identidades no movimento hip hop. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas, 2009.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1986.

THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

THIOLLENT, Michel. Repensando os fundamentos da pesquisa-ação. In: Live organizada pelo canal “Agenciamentos Contemporâneos – Laboratório de Filosofia, Ciências Humanas e outros sistemas de Pensamento”. Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, 2020. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PoEynzBggMY Acesso em: 07 ago.2024.

THIOLLENT, Michel. Palestra: Metodologia de Pesquisa-ação para o ensino de Sociologia. In: Canal do ProfSocio – Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional. YouTube. Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, 2024. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=X2dd4y7hxhc. Acesso em: 07 ago.2024.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005, p. 443-466. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 07 ago.2024

Downloads

Publicado

2024-12-14

Como Citar

SANTOS, Lúcia de Fátima; CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa; FERREIRA, Lígia dos Santos; SOUZA, Jordânia de Araújo. Produzindo conhecimentos sobre práticas docentes: olhares plurais a partir de pesquisas do GIFOP/UFAL/CNPq. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 291–307, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18055. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

Artigos Semelhantes

<< < 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.