Política em (dis)curso: algumas análises materialistas a respeito do jingle “Capitão do povo”
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.97-110Palavras-chave:
Efeitos de sentido, Jingle, Campanha eleitoral, Capitão do povoResumo
O estudo que propomos analisa as condições de produção de um jingle utilizado em campanha eleitoral pelo presidente Jair Bolsonaro, no ano de 2022. A fundamentação teórica filia-se às perspectivas dos estudos discursivos, tal como propostos por Pêcheux (2014) e por Orlandi (2006, 2007, 2015 e 2020); para que seja possível a reflexão a respeito do modo com que o selecionado jingle reproduz sentidos afetando (ou não) o resultado das eleições. Os procedimentos de análise procuram levantar possibilidades de respostas para a pergunta: quais sentidos são (re)produzidos na/pela circulação do jingle “Capitão do povo”? O corpus da presente pesquisa foi transcrito de um vídeo da plataforma Youtube. A análise da transcrição, bem como de um print, deu-nos a ver que o jingle funciona com base na relação Estado-religião, (re)produzindo efeitos de sentidos que buscam discursivizar o candidato em questão como “mito”, “capitão” e “salvador”.
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Referências
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