Política em (dis)curso: algumas análises materialistas a respeito do jingle “Capitão do povo”

Autori

  • Daniel Santos Oliveira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.97-110

Parole chiave:

Efeitos de sentido, Jingle, Campanha eleitoral, Capitão do povo

Abstract

O estudo que propomos analisa as condições de produção de um jingle utilizado em campanha eleitoral pelo presidente Jair Bolsonaro, no ano de 2022. A fundamentação teórica filia-se às perspectivas dos estudos discursivos, tal como propostos por Pêcheux (2014) e por Orlandi (2006, 2007, 2015 e 2020); para que seja possível a reflexão a respeito do modo com que o selecionado jingle reproduz sentidos afetando (ou não) o resultado das eleições. Os procedimentos de análise procuram levantar possibilidades de respostas para a pergunta: quais sentidos são (re)produzidos na/pela circulação do jingle “Capitão do povo”? O corpus da presente pesquisa foi transcrito de um vídeo da plataforma Youtube. A análise da transcrição, bem como de um print, deu-nos a ver que o jingle funciona com base na relação Estado-religião, (re)produzindo efeitos de sentidos que buscam discursivizar o candidato em questão como “mito”, “capitão” e “salvador”.

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Biografia autore

Daniel Santos Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Mestre e Doutorando em Linguística e Literatura pelo PPGLL/FALE/UFAL

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Pubblicato

2024-04-20

Come citare

SANTOS OLIVEIRA, Daniel. Política em (dis)curso: algumas análises materialistas a respeito do jingle “Capitão do povo”. Revista Leitura, [S. l.], n. 80, p. 97–110, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202480.97-110. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16229. Acesso em: 19 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Estudos Linguísticos

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