A Linguística Aplicada em diálogo com o Gedeall: implicações para a subjetividade do/a pesquisador/a e para a pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Linguística Aplicada Implicada, Grupos de Pesquisa, Pesquisa, subjetividades

Resumo

Meu objetivo neste artigo é discorrer, a partir da perspectiva dialógica discursiva, sobre o que chamo de pessoas da pesquisa: pesquisador/a; participante; e aquele/a construído na escritura do texto. Para tal, retomo aspectos históricos da Linguística Aplicada sobrepondo a esses aspectos características do/a pesquisador/a no campo. Por fim, a partir da narrativa de uma das líderes do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas, construída a partir de um questionário a partir do qual levantávamos a história desse grupo na Ufal e sobre grupos de pesquisas na academia, vou problematizar o fio da discussão a fim de entender um pouco mais sobre a epistemologia da LA implicada, não só pela atuação teórico-prática de seus encaminhamentos de estudo para a “vida vivida”, mas também pela ideia de ação responsável que o escopo epistemológico imprime nas dimensões de pesquisa.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Souto Maior, Universidade Federal de Alagoas

Professora de Graduação e de Pós-graduação na Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integra o GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA) da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística (ANPOLL). Desenvolveu seu pós-doutoramento (2019-2020) na Universidade Federal do Ceará, com temática na Formação de Professores e na BNCC. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC) e participante e vice-líder do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e aprendizagem de línguas e literaturas (GEDEALL/UFAL). Atualmente é diretora da Fale/Ufal.

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

SOUTO MAIOR, Rita de Cássia. A Linguística Aplicada em diálogo com o Gedeall: implicações para a subjetividade do/a pesquisador/a e para a pesquisa. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 493–511, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18623. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

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