Leitura no Ensino Médio e Orientações Governamentais

Autores

  • Rosemary Lapa de Oliveira UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201556.26-41

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Ensino Médio

Resumo

O presente trabalho é o resultado do diálogo entre duas pesquisas, distanciadas no tempo: uma de 2006 e outra de 2013, mas aproximadas em relação ao tema e à abordagem. Ambas tiveram metodologia de inspiração etnográfica e buscaram nas escolas de ensino médio respostas a perguntas referentes à formação do sujeito leitor. Os sujeitos de pesquisa foram professoras e estudantes do ensino médio que foram ouvidos em seus etnométodos. Foi realizada uma breve análise histórica dos caminhos pedagógicos do trabalho com leitura a partir da república e a escuta sensível do que estudantes e professores tinham a dizer. Os resultados apontam para uma evolução lenta, quase imperceptível das mediações docentes feitas em prol da formação do sujeito leitor.


DOI: 10.28998/2317-9945.2015v2n56p26-41

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Biografia do Autor

Rosemary Lapa de Oliveira, UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação

Doutorado em Educação, Mestrado em Linguística, Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Edcuação - Campus I - Curso de Pedagogia

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Publicado

2016-12-17

Como Citar

DE OLIVEIRA, Rosemary Lapa. Leitura no Ensino Médio e Orientações Governamentais. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 56, p. 26–41, 2016. DOI: 10.28998/2317-9945.201556.26-41. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2482. Acesso em: 14 ago. 2024.

Edição

Seção

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