Deus ex machina e o Deus absonditus na poética de R.S. Thomas

Autores

  • Fabrício Tavares Moraes Universidade Federal de Juiz de Fora Queen Mary University of London

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.48-63

Palavras-chave:

Poesia europeia, transcendência, história, R.S. Thomas

Resumo

O presente artigo busca analisar a forma como o poeta galês R.S. Thomas interpreta e harmoniza algumas tensões históricas, por meio de sua unidade poética. Desse modo, no entendimento de Thomas, o sagrado, o secularismo, a tecnocracia e a dessacralização ocasionam rupturas no continuum histórico, e somente são alinhavadas mediante a poesia. Além disso, explora-se o modo como, ao longo da obra do poeta, as questões relativas à transcendência se relacionam com o circunstancial e o imanente, assim como os paralelos recorrentes entre eternidade e história.


DOI: https://doi.org/10.28998/rl.v2i57.3348

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Biografia do Autor

Fabrício Tavares Moraes, Universidade Federal de Juiz de Fora Queen Mary University of London

Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (UFJF, 2006-2010)

Licenciatura em Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (UFJF, 2006-2014)

Mestre em Estudos Literários (UFJF, 2011-2013)

Doutorado em Estudos Literários (UFJF, 2013-2017)

Doutorado Sanduíche (Queen Mary University of London, 2015-2016)


 

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Publicado

2018-04-18

Como Citar

MORAES, Fabrício Tavares. Deus ex machina e o Deus absonditus na poética de R.S. Thomas. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 57, p. 48–63, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.201657.48-63. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/3348. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários

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