Os recursos de expressão da oralidade no gênero discursivo tiras

Autores

  • Marlúcia Maria Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto Antonio Peres Universidade Federal de Uberlândia
  • Mara Rúbia Fernandes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202064.59-75

Palavras-chave:

oralidade, ensino de língua portuguesa, gênero discursivo tiras

Resumo

O presente artigo discute, inicialmente, acerca do trabalho envolvendo atividades com oralidade no espaço escolar, fundamentando nossa reflexão em documentos oficiais como, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e teóricos como, Marcuschi (2010), Fávero, Andrade e Aquino (2011) e Galembeck (1999). A partir dessa reflexão, pretendemos analisar os recursos de expressão da oralidade no gênero discursivo tiras, conforme Ramos (2016) e Eguti (2001). Tendo em vista tais estudos, apresentaremos sugestões de atividades com o intuito de serem aplicadas em aulas de Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental.


The resources of orality expression in the comic strips discursive genre

This paper initially discusses the work with orality activities at school, substantiated by official documents such as the Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) and theoretical ones such as Marcuschi (2010); Fávero, Andrade and Aquino (2014); Galembeck (1999). Based on this reflection, we aim to analyze the resources of orality expression in the comic strips discursive genre, according to Ramos (2016) and Eguti (2001). In view of such studies, we will present suggestions of activities that could be done in Portuguese language classes of the final years of elementary school.


DOI: 10.28998/2317-9945.2020n64p59-75

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Biografia do Autor

Marlúcia Maria Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), graduação em Letras - Língua Francesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente atua como Professor Associado 1 no curso de Letras (licenciatura) no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Atua também no PROFLETRAS na categoria de professor permanente. É sócia da Associação Brasileira de Lingüística, membro do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de SP, sócia da Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais e membro da Sociedade Brasileira de Fonética. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: vogais médias, variação linguística, ensino de Língua Portuguesa e teoria da otimalidade.

Gilberto Antonio Peres, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Letras - Habilitação em Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio - atual UNICERP (1990). Cursou Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio - atual UNICERP (1991) e Especialização em Metodologia do Ensino de Português pelas Faculdades Claretianas de Batatais (1995) . Atualmente é professor efetivo da educação básica da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, lotado na Escola Estadual "Irmãos Guimarães". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Mara Rúbia Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Uberlândia. Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Uberlândia(1998). Atualmente é Professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Tem experiência na área de Letras.

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Publicado

2019-09-23

Como Citar

ALVES, Marlúcia Maria; PERES, Gilberto Antonio; FERNANDES, Mara Rúbia. Os recursos de expressão da oralidade no gênero discursivo tiras. Revista Leitura, [S. l.], n. 64, p. 59–75, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.202064.59-75. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/4474. Acesso em: 19 dez. 2024.

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